Sumários
19 Dezembro 2019, 08:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
Teste de questionário optativo com três hipóteses de temas e de problemas para a escolha de uma.Teste acerca da matéria exposta e dialogada ao longo do semestre com a possibilidade de consulta dos apontamentos alcançados pelos alunos nas aulas de exposição.Teste implicando também as leituras mínimas comuns acordadas .
17 Dezembro 2019, 08:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
Uma primeira indicação sobre os trabalhos de análise textual de obras de autores de C. Sociais chineses, ,coreanos,indianos,islâmicos asiáticos,japoneses dos séculos XX e XXI .
As unidades mais relevantes da matéria exposta ao longo do semestre .O grande destaque vai para as genealogias de Ásia -Europa e Oriente-Ocidente que ordenam a nossa classificação e posição de e no Mundo.As formas de escrita e de poder destas categorias e as suas persistências e metamorfoses na mais longa duração de quase três milénios e na mais lata extensão planetária. Na segunda parte do nosso programa o destaque vai para os modos e as vias de fazer investigação-conhecimento em Estudos Asiáticos.
12 Dezembro 2019, 08:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
Leitura comentada de passagens de " A Antropologia Face aos Problemas do Mundo Moderno ", conferências de 1984 no Japão editadas em 2011.A relevância desta obra para os Estudos Asiáticos em termos de método,epistemologia,perspectiva global e comparada Ásia-Europa , passado-presente.
Enunciados chave e a necessidade da Diversidade Cultural como realidade e posicionamento de objectividade.
Os limites e as possibilidades do conhecimento antropológico .A necessidade de pensar e investigar, ao mesmo tempo, o local e o global, o singular e o constante, o presente,passado e os horizontes de futuro.
A crítica ao Eurocentrismo e a todas as perspectivas etnocentradas .A busca de Diferenças e de Constantes comparáveis como via de acesso á explicação dos fenómenos humanos .A totalidade ecológica e as ameaças, salientadas em 1984 , á sustentação ambiental vindas do consumismo industrial.
10 Dezembro 2019, 08:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
Um balanço da matéria leccionada ao longo do semestre.Os temas e os problemas mais desenvolvidos em séries de quatro, três,duas aulas de exposição .As possíveis combinações destes tópicos.Mesmo em pouco tempo muita informação sobre as Lógicas e os Poderes de Classificação de Ásia.A necessidade de pensar estes dados - termos de Oriente/Ocidente ,Ásia/Europa, Centro,etc a partir dos lugares de classificação e de hegemonia variável Europa,China,Islão.
Algumas considerações sobre as leituras e sobre regras das relações transculturais e internacionais . A diversidade - pluralidade cultural entre e intra culturas . Constantes e variáveis na indeterminação aberta dos mundos possíveis.
5 Dezembro 2019, 08:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
As mais avançadas e consistentes formulações de Orientalismo , de critica aos limites e possibilidades de objectivação em matérias asiáticas por parte de europeus e de americanos , emergem nos universos de culturas e de conhecimentos do Islão e da China. Razões para tal facto. Endotópico e Exotópico, Heteroglassias e Polifonias .O sentido destas categorias na análise em Estudos Asiáticos.
Elementos para um modelo global e processual da constituição dos conhecimentos em matérias asiáticas.Os cinco grandes andamentos desde a Grécia e China Antigas .As oscilações na acumulação, progressão, dissipação .Os três grandes pólos em concorrência e conexão :Europa,China,Islão.Alguns andamentos no conhecimento europeu , dos séculos XVI e XVII , de temas e de problemas do Islão árabe,persa,turco .
A propósito de questões colocadas pelos alunos a importância da comida e da bebida como sinal e prova das conexões globais . Também e uma vez mais a relevância da dimensão plural das Línguas na investigação e no ensino em Estudos Asiáticos.A necessidade de vermos com profundidade o enigmático e escondido que está á frente dos nossos olhos,barriga, voz. Não existem transparências no conhecimento científico mas sim opacos e imediatos embaciados que temos de superar a partir de uma racional e dialogal pluralidade aberta.
A Universalidade de A Oriente e A Ocidente e a nossa particularidade de Europa,Ásia,África,América, O Oriente e O Ocidente. Estes últimos tornam-se Comuns-Partilhados a partir dos séculos XIX e XX mas, são universais ?