3 Outubro 2019, 08:00
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Luís Filipe Sousa Barreto
Aula de diálogo com os alunos e de leitura analítica prática de passagens de J. Goody-
The East in the West,Cambridge, Cambridge U. Press,1996 .Implicar na leitura os princípios interpretativos de : imanência,autonomia,conjunto/ totalidade e interdependência.Isto obriga a ler esta obra de J. Goody em articulação com as outras suas obras ( em especial, as da décadas de 1980-1990 ), com a sua investigação multidisciplinar de antropologia,sociologia,história,demografia, conectadas , com os seus temas e problemas chave, nomeadamente o sistema de relações eurasiáticas no passado e no presente.Mas estas e outras interdependências só são possíveis de alcançar em análise textual interna decompondo página a página o relevante dos enunciados .O exemplo da Introdução : os 10 enunciados chave na pág. 1 e os 9
da pág. 2.
A propósito de questões colocadas pelos alunos : a política de " O Sonho Chinês "/ Zhongguo Meng proclamada em 2012 e as relações globais do " realizar a grande renovação da Nação Chinesa " , a categoria de Humanidade e a realidade da espécie animal humana ,as diferenças cognitivas criadas pelas diferenças sociais e culturais : normas e padrões de conduta dos Europeus e dos Chineses e Japoneses , o comum,o partilhado e o diferenciado ou seja mundos sociais e culturais diferentes geram diferentes visões de mundo e diferentes organizações da percepção e reflexão.Estas tipologias são ,no entanto , em si mesmas sempre plurais e heterogéneas .Da natural condição etnocentrada para a necessidade de conhecimentos académicos que comparem e conectem as diferentes visões próprias -internas e visões de outros-externas .
bibliografia mencionada:
Muhlhahn,Klaus-
Making Modern China:From the Great Qing to Xi Jinping, Cam.,Mass
,Harvard U. Press, 2019
Nisbett,R. E.-
The Geography of Thought,N.York,Free Press,2003
Sapolsky,r.m.-
Behave:The Biology of Humans ot our best and worst, Londres,Penguin,2017