A Ásia na sociologia histórica de Max Weber

24 Outubro 2019, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

A partir de meados do século XVIII crescem as avaliações comparativas entre a Ásia e a Europa assentes  no pressuposto  da Ásia como  espaço   simultâneo  mas não contemporãneo  da Europa .Crescem  em  domínios  como a economia,o comércio internacional,  as leis,as liberdades individuais,as ciências e  técnicas , etc, proclamações de distanciamento e  de oposição como vemos em , por exemplo ,Montesquieu, D. Smith, Malthus, Condorcet.

No século XIX , a triunfante Civilização Industrial  em crescentes zonas da  Inglaterra,Alemanha,E. Unidos,França vem aumentar esta representação da China, Índia ,Japão,Islão como historicamente   bloqueados frente ás Luzes e  aos   Progressos do "Ocidente ".Em 1750 a China produzia um terço das manufacturas mundiais, a Índia um quarto e a Europa menos de um quinto. Em 1830 a Europa já tinha superado a índia e estava mesmo ligeiramente   á frente da China.Em 1920 , 84% da produção industrial -manufactureira mundial é da Europa e  dos E. Unidos.
Max Weber ( 1864- 1920 ) , através da sociologia histórica comparada das éticas sociais e  das Grandes Religiões quer contribuir  para a explicação desta Grande Divergência de  "Desenvolvimento /Modernidade "  .Os valores tradicionais da  Cosmovisão   Chinesa e do Budismo são vistos como obstáculos ao Racionalismo e ao Capitalismo Industrial .As Cinco Relações Filiais, as Cinco Felicidades,as Cinco Qualidades Morais,as Quatro Nobre Verdades do Budismo surgem como limitações próprias ao avanço e triunfo da Civilização Industrial. 
Breves elementos de contextualização de Fukuzawa Yukichi (1835- 1901) e da sua obra " Bunmeiron no gairyaku ",1875  
bibliografia mencionada:
Fukuzawa Yuckichi- An Outline of a Theory of Civilization, N. York,Columbia U . Press,2009.