Em torno dos valores e da hipótese de Max Weber -Índia e China

29 Outubro 2019, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

A sociologia histórica comparada das grandes religiões da China e da Índia enquanto ética social é um contributo para explicitar - compreender a inversão de hierarquias mundiais  ocorrida entre 1750-1800 e 1920.A China e a Índia , com cerca de 35% e 25% , respectivamente, eram as grandes potências  manufactureiras mundiais  em meados do século XVIII. A produção industrial da Europa Atlântica e dos E. Unidos torna-se dominante a partir de 1840-1850 tendo em 1928 cerca de 84% da produção Mundial.Como e Porquê esta grande divergência é a questão .A  Europa e os E.Unidos possuem em 1950 cerca de 54% , em 1980 cerca de 49% e em 2012 cerca de 30% da produção industrial mundial  mas esse é o mundo pós  M. Weber.

A Hipótese de M. Weber é a de que os valores éticos  tradicionais  e dominantes com  o Hindúismo       , Budismos,Confucionismo , etc criam obstáculos ao racionalismo e acção técnico-industrial.Alimentam e privilegiam uma economia e culturas locais-fechadas, uma hierarquia   dura , uma rigidez cerimonial . uma burocracia estagnada. Procura explicar o afundamento da Manufactura frente á Indústria por razões próprias de não / de incapacidades  de cultura  mais apta para a  industrialização.  Os limites da tentativa de Max Weber que não anulam a importância dos padrões culturais  hegemónicos nos comportamentos quotidianos de indivíduos e de grupos.
Dez valores chave que fazem chinesa a China do Grande Desenvolvimento do  século XXI :do Xiao ao Célué.        
Bibliografia mencionada a propósito de China-Índia nos nossos dias :
Tarun Khanna - Billions of Entrepreneurs:How China and India are Reshaping Their Future and Yours, Cambridge,Massa. , Harvard U. Press,2008