O Estatuto dos Estudos Asiáticos e a Objectividade Posicional
26 Novembro 2019, 08:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Tudo, real e conhecimento científico ,é posicionado / situado em termos de espaço,tempo,hierarquia e relação.Isso obriga a exigências maiores de racionalidade fundamentada que pedem Pluralidade aberta e concorrencial de métodos e de teorias do real social-cultural-económico. A Teoria em ciências sociais culturais e a busca de explicações protocoladas e com probabilidade - plausibilidade maior de razão .
Um breve enunciar de Teorias de médio alcance mais usuais e os limites das teorias gerais.Teorias, métodos ,disciplinas e o operar em pluralidade critica .A condição multidisciplinar,interdisciplinar,multidisciplinar da investigação e do ensino em Estudos Asiáticos.
Os cinco postulados chave da Objectividade-Objectivação Posicional e os desafios que se colocam ás tradicionais categorias de sujeito-objecto,outro-mesmo,consenso-prova,etc.Consensos e controvérsias fazem-se mutuamente e produzem o tipo de cientificidade das ciências sociais-culturais .Consensos a 60% ou a 70% alcançados por via de exigência .Os cinco consensos chave em Estudos Asiáticos .