Da investigação e do ensino em Estudos Asiáticos

28 Novembro 2019, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Os parâmetros  de objectivação posicional e a necessidade de ver a pluralidade do real e das chaves de interpretação-explicação como hierarquia concorrencial  de  razão e nunca como relativismo .As práticas , métodos, teorias de conhecimento académico como garantia e controle  da produção de conhecimento fundamentado. O sujeito deste saber é uma comunidade de relação em concorrência.A objectivação é um processo aberto de correcção e nunca uma verdade revelada e eterna. Os resultados do saber hoje alcançado vão ser mais tarde melhorados, transcendidos, postos em questão , se houver progressão na investigação e no ensino.

A circulação de temas e de problemas entre os Consensos e as Controvérsias em Estudos Asiáticos.O problema da possibilidade  ou impossibilidade de conhecimento académico de Outras culturas  e  sociedades ,   línguas  e comportamentos . A Distância gera limitações mas não impede a objectivação .Análises endotópicas e exotopicas , comparativas e conectivas criam condições objectivas . A Pluralidade Dialogal é a chave de razão fundamentada.
As implicações entre saberes  e poderes,entre interesses e conhecimentos , entre valores e enunciados provados-prováveis.Não existe conhecimento académico no vazio ou na transcendência.Sujeito e objecto fazem-se em processo mútuo de tensão dialogal e concorrencial.Apenas as crenças e as ideologias reclamam a revelação absoluta.