Pensamento social Japonês no século XX e a questão da Ásia- um breve panorama

14 Novembro 2019, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

A asiatização     do termo e   de  ideias de Ásia e dos seus  familiares de campo semântico de posição e de ordenação espacial-temporal  como, Europa,O Oriente,O Ocidente,Civilização,Progresso,Revolução  Industrial,   Liberdade,etc leva , no Japão do século XX , A DIFERENTES FORMULAÇÕES-POSIÇÕES . Produções textuais que, no entanto, possuem  algumas constantes como,por exemplo ,a de abordagens Comparativas , abordagens de escala  Global-mundial,a de perspectivas preocupadas com a própria  Identidade  .A emergência  e   a   constituição  de uma Ásia em língua  e /ou  pensamento japonês   é plural e abre   a Orientalismos e a   Ocidentalismos ou seja, a enunciados  de idealização tipológica e de imagens padrão , tópicos de lugar comum ,  de Ásia e  de Europa-O Ocidente.

Em N.Iorque,1904 surge,  em inglês , " The Ideals of the East ", um panfleto de Orientalismo-Pan-Asiatismo  e ao mesmo tempo de Ocidentalismo de  Kakuzo Okakura ( 1862-1913).A  proclamação é a de que a Ásia é Uma/Una e oposta em tudo o que é essencial aos " povos marítimos " da Europa-Ocidente.A Ásia é Universal e busca o Sentido-Fim espiritual enquanto que  O Ocidente é Particular e procura tão só os Meios para a Vida .O Japão é a vanguarda espiritual que Une a diversidade interna das partes da Ásia.O Rosto e a Cabeça da Ásia frente ao " Ocidente ".
Na mesma cidade e na mesma língua, em 1923, surge  a obra " The Religious and Social Problems of the Orient" de Masaharu Anesaki ( 1873- 1949 ) . O autor , de formação doutoral na Alemanha e da área de investigação em Literatura e Religião , foi Professor em Harvard nos anos de 1913 e 1914 .A formulação  é      a da não verdade do Uno/Uma da Ásia espiritual,cultural,social.A Ásia é Divisão e  " se existe uma unidade ou semelhança entre os povos da Ásia é devida ao contacto com a Civilização Ocidental e essa unidade consiste na perca comum do equilíbrio provocada pelo novo sistema de indústria , ciência e  democracia..." (  Masaharu   Anesaki).
A proclamação , por via comparativa , da não sustentação desta oposição-exclusão entre Ásia e Europa-O Ocidente na obra de Hajime Nakamura ( 1912-1999).A ÁSIA é Plural  e " não existe nenhum singular traço Oriental "