14 Novembro 2019, 08:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
A asiatização do termo e de ideias de Ásia e dos seus familiares de campo semântico de posição e de ordenação espacial-temporal como, Europa,O Oriente,O Ocidente,Civilização,Progresso,Revolução Industrial, Liberdade,etc leva , no Japão do século XX , A DIFERENTES FORMULAÇÕES-POSIÇÕES . Produções textuais que, no entanto, possuem algumas constantes como,por exemplo ,a de abordagens Comparativas , abordagens de escala Global-mundial,a de perspectivas preocupadas com a própria Identidade .A emergência e a constituição de uma Ásia em língua e /ou pensamento japonês é plural e abre a Orientalismos e a Ocidentalismos ou seja, a enunciados de idealização tipológica e de imagens padrão , tópicos de lugar comum , de Ásia e de Europa-O Ocidente.
Em N.Iorque,1904 surge, em inglês , " The Ideals of the East ", um panfleto de Orientalismo-Pan-Asiatismo e ao mesmo tempo de Ocidentalismo de Kakuzo Okakura ( 1862-1913).A proclamação é a de que a Ásia é Uma/Una e oposta em tudo o que é essencial aos " povos marítimos " da Europa-Ocidente.A Ásia é Universal e busca o Sentido-Fim espiritual enquanto que O Ocidente é Particular e procura tão só os Meios para a Vida .O Japão é a vanguarda espiritual que Une a diversidade interna das partes da Ásia.O Rosto e a Cabeça da Ásia frente ao " Ocidente ".
Na mesma cidade e na mesma língua, em 1923, surge a obra " The Religious and Social Problems of the Orient" de Masaharu Anesaki ( 1873- 1949 ) . O autor , de formação doutoral na Alemanha e da área de investigação em Literatura e Religião , foi Professor em Harvard nos anos de 1913 e 1914 .A formulação é a da não verdade do Uno/Uma da Ásia espiritual,cultural,social.A Ásia é Divisão e " se existe uma unidade ou semelhança entre os povos da Ásia é devida ao contacto com a Civilização Ocidental e essa unidade consiste na perca comum do equilíbrio provocada pelo novo sistema de indústria , ciência e democracia..." ( Masaharu Anesaki).
A proclamação , por via comparativa , da não sustentação desta oposição-exclusão entre Ásia e Europa-O Ocidente na obra de Hajime Nakamura ( 1912-1999).A ÁSIA é Plural e " não existe nenhum singular traço Oriental "