Diálogo com os alunos a propósito dos trabalhos
7 Novembro 2019, 08:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Elucidação de questões ,relacionadas com o fazer dos trabalhos , colocadas por alunos. O Objectivo primeiro e principal é a análise interna do texto e relatório escrito com os resultados mais relevantes alcançados.
Interno e Externo são perspectivas operatórias de análise textual mutuamente implicadas e complementares . São fronteiras porosas e imbricadas.Todo o texto pede co-texto e contexto, pede séries e campo textual, pede produtores e receptores desses mesmos textuais. Mas é a partir da sistemática análise textual que posso fazer perguntas com hipótese de resposta válida .Complementarmente , o máximo de informação , creditada e confirmada ,acerca da vida intelectual, institucional , obras do produtor do texto em análise. Estes dois andamentos da interpretação analítica fazem-se ao mesmo tempo e ao mesmo tempo iluminam-se .O Texto tem uma lógica de situação , um enraizamento de época . Coloca e responde a temas e problemas que lhe são próprios ,próprios ao seu espaço-tempo de produção, emergência, recepção.Próprios á série discursiva,ao campo disciplinar,á cultura -língua em que emerge e ganha sentido,posição,rejeição.
A análise textual e os dados externalistas complementares possibilitam alcançar os Relevantes Textuais,os enunciados chave, as categorias mais estimadas e /ou usadas, as teses -perspectivas dominantes , as afinidades e oposições decisivas , a Lógica-Arquitectura em formulação no texto de Ciências Sociais,Humanidades em análise.
Bibliografia de apoio dos alunos para a Análise-Interpretação :
Eco,Umberto-
I Limiti Dell`Interpretazione, Milão,Bompiani,1990. ( trad. portuguesa,Lisboa,Difel,2004)
Van Dijk,Teun A.-
Text and Context, Londres,Longman,1980