Ásia em grego e latim e Ocidente em chinês -século II a.c. a século II
8 Outubro 2019, 08:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Enunciados gregos sobre a Ásia e suas partes : Pérsia, Índia.Índico. De Estrabão e Ptolomeu ao Périplo do Mar da Eritreia e Arriano. Leitura comentada de passagens das obras .Uma crescente informação mais abundante e menos imprecisa sobre a Índia/ Índico na hidrografia, monções, agricultura,hierarquias sociais,etc. O peso da asiatização e da miscigenação e a duplicidade da ideia -espelho de Ásia.
As primeiras informações sobre a China : dos Seres/Sérica aos Sines/Thinai- .Transferências de termos e ideias entre línguas : Sânscrito,Chinês,Grego,Persa,Latim, Os termos " Tchina " e " Mahatchina " e a dinastia Tsin ( 255 a.c. -206 a.c. ).Os anos de 147-160 e as relações marítimas e terrestres China-Índia.
Na China Antiga a formação de relações e de conhecimentos com o Ocidente/Xí : as três viagens de Zhang Qian de 138 a.c. a 115 a.c. Leitura comentada de passagens da " Memória de Dayaun ".O acumular de conhecimentos em chinês sobre a Pérsia e a Índia e a entrada do Budismo na China.
Relações entre comércio, política e geografia,história,tradução.A cultura material ( seda, cavalos,pipa, etc) e as trocas e progressões informativas.As geografias simbólica e realista da China. Zhongguo,Tianxia, a mitológica Rainha Mãe do Ocidente / Xi Wangmu e as concepções geográficas das nove grandes áreas no "Interior dos Mares " .Ideias de Bárbaro/YÍ e a oposição polido-bárbaro / Huaxia .