Ocidente-Oriente / " Xi- Dong " na China Antiga e emergência do Islão

10 Outubro 2019, 08:00 Luís Filipe Sousa Barreto

A Pérsia/Irão e a Índia  de "Oriente"/ Ásia para a Grécia e Roma  a "Ocidente"/Xi da China ( s. II a.c. -s. II ).A Índia de " Ásia extrema habitada " ( Heródoto ) a Ocidente Luminoso do Budismo para a China.Comentário e leitura de fontes chinesas : de  Zhang Qian /   s.  II a.c. a  Faxian ( 340? - 429? ).A valoração e oposição " Polido-Bárbaro" / ( Huaxia ) , sedentário urbanizado / nómada , sol nascente-sol poente.. A    formação do conhecimento e vocabulário chinês acerca dos seus Ocidentes/ Ásias  da Pérsia ao Império Romano Ocidental.O exemplo do Japão  / Yamato que a partir do   s.VII  se  proclama  "  Império   Central " e em 701 passa a " Nippon"/Império do Sol Nascente ".As cartas  diplomáticas da Imperatriz Soko ( 592-628 ) para a China Tang proclamando-se Oriente e a China como Ocidente primeiro do Japão.

A emergência do Islão como pólo chave de conhecimento de matérias asiáticas : os exemplos do anónimo Livro de Soleimão de 851 acerca da  " Navegação do Golfo Pérsico á China  " e a Índia de Al-Biruni ( 973-1048) . Leituras comentadas de passagens .

Bibliografia mencionada:
Kieschnick , J. e M.Shahar (ed.) - India in the Chinese Imagination:Myth.Religion,and Thought,Filadélfia,U. of Pennsylvania Press,2013. 
  Sima Qian - Records of the Grand Historian,ed. B. Watson,N.Iorque,Columbia U. Press,1993,3 vols.