Ásia e Globalizações na Teoria Social Japonesa
30 Outubro 2018, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Fukuzawa Yuckichi (1835-1901) e a obra “Bunmeiron no Gairyaku” 1875.
Breves considerações sobre aspetos da vida e algumas obras do autor. O contexto de surgimento: Ocidentalização Industrial/Imperialismos e tradições Nacional e Chinesa. O Japão entre os finais do século XVIII e os meados do século XIX sob ameaças ocidentais marítimas. 1853-1854-1856 do comodoro Matthew Perry e tratado desigual de Kanagawa á abertura dos portos, direitos de extraterritorialidade dos ocidentais e os Estados Unidos da América como “Nação mais favorecida”. Restauração Imperial e período Meiji 1868-1912.
As relações Japão-China na mais longa duração: paz com poucas guerras e guerras diretas sob o impacto ocidental na Ásia Oriental.
A teoria da civilização moderna, global, industrial de Fukuzawa. Hierarquias de desenvolvimento e o modelo ocidental para a modernização do Japão. A necessária revolução cultural nas mentalidades sociais e individuais dos japoneses: aceitar o cálculo, a ciência, a concorrência, a pluralidade. A tradição confuciana a rejeitar e a tradição nacional a preservar enquanto identidade modernidade.
As diferentes vias e os desafios da globalização industrial no quadro de uma civilização de modernidades (processualidade, diferença, comparação, contraste, conexão e os mundos da Europa, Estados Unidos, China e Japão).
Bibliografia mencionada:
Fukuzawa Yuckicki – An Outline of a Theory of Civilization, N.Iorque, Columbia U. Press, 2009 (original japonês 1875).
The Autobiography of Fukuzawa Yuckicki, Tóquio, Hokuseido Press, 1981.
MADDISON, Angus – The world economy: a Millenial Perspective. Paris, OECD, 2001.
POCOCK, J.G.A – Barbarism and Religion. vol. IV: Barbarians, sauvages and Empires. Cambridge, C.U.Press, 2005.