A pluralidade aberta das Ásias e do conhecimento /racionalidade em Estudos Asiáticos
22 Novembro 2018, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 19
22 -11-2018
Ainda a propósito da organização democrática do Estado-Nação. Fundamentos de Democracia e de enraizamento económico-social: distribuição de rendimento e classes médias. Igualdades formais de deveres e direitos e o esmagamento da classe média na Europa e a sua ascensão na China, India, Coreia.
A pluralidade da vida/realidade e a necessária pluralidade das informações, conhecimentos, teorias, métodos. Fazer objetividade e objetivação a partir da pluralidade. Parâmetros posicionais de objetivação: cinco reguladores de objetivação que visam assegurar o mínimo de variação pessoal/interpessoal no interior de cada uma das perspetivas, pontos de vista, ângulos de análise. A pluralidade de perspetivas de análise (macro/micro, caso/série, específico/comparativo, local/global, etc.) e o assegurar/regular da objetivação. Pluralizar é Hierarquizar. Nem tosos os pontos de vista/análise são fundamentados/fundamentais e os que o são valem razão/prova bem diferente.
Bibliografia mencionada:
- Bell, A. Daniel – The China Model: Political Meritocracy and the limits of Democracy, Princeton, Princeton U. Press, 2015 (trd. port., Lisboa, Gradiva, 2016)
- Hayek, F. A. – The counter – Revolution of Science: Studies on the Abuse of Reason, N. Iorque, Free Press, 1952
- Sen, Amartya – Rationality and Freedom, Cambridge, Massa., Harvard U, Press, 2002