Orientalismos e Eurocentrismos
11 Dezembro 2018, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 24
11-12-2018
Em torno das teses chave de Adrian Chan – “Orientalism in Sinology”/2009. O problema da aceitação da diferença/especificidade da China enquanto cosmovisão, língua, pensamento, economia, política, etc. Limites e possibilidades da tradução: o desafio de aceitar temos chave no original com explicitação/explicação sem tradução limitativa de sentido. A equivalência geral entre línguas não anula a validade de termos chave não traduzidos mas explicados. As agendas ideológicas de temas e de problemas do universalismo imperial Eurocentrado/Americanizado e o valor da pluralidade.
Questões colocadas por alunos acerca do exame e dos trabalhos. Ásia/Mundo na antropologia japonesa de Umesao Tadao. Objetivação posicional e os critérios de fortalecimento da investigação (pluralidade e lógicas posicionais; sujeitos coletivos de cientificidade: a comunidade de especializada/especifica investigação; as dimensões inter, multi, transdisciplinares, os métodos mistos, as teorias compósitas; uma abordagem sempre multilinguística e o valor operatório da tradução/interpretação, métodos comparativos em busca de afinidades e contrastes tanto no interior das posições plurais (Heteroglassia/Polifonia) como da Heterogeneidade de ângulos/pontos de vista de conhecimento fundamentado/protocolado
Bibliografia:
Aziz al – Azmeh e Effie Fokas (ed.) - Islam in Europe: Diversity, Identity and Influence, Cambridge, Cambridge U. Press, 2007
Daniel, Norman - Islam and the West: The Making of an Image, Oxford, One World, 1993 (1. Ed., 1960)
Hodgson, Marshall G. – Rethinking World History, Essays in Europa, Islam, and World History, Cambridge, Cambridge U. Press, 1993