Andamentos da Protosinologia: os Polos Português e Italiana (1499-1550)
20 Novembro 2018, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 18
20 -11-2018
As categorias de espaçotempo implicadas à emergência da Sinologia (estudos acerca da China por não chineses). O comércio de longa distância internacional, as rotas do Levante e do Cabo e a informação e conhecimento acerca da China.
Lisboa, Veneza, Florença, Génova, Antuérpia, etc. e horizontes europeus acerca da China marítima e contemporânea (período Ming). Da China que chega através do Indico, do Islão e do Árabe (informações e porcelanas a partir de Calecute) à China dos chineses ultramarinos e do comércio chinês na Ásia do Sueste (Malaca/1509). O Árabe permitindo aos portugueses e chineses comunicarem pela primeira vez. Anos de 1512-1515 a Europa começa a conhecer a China Ming a partir de chineses e documentos em chinês. Em português a “Suma Oriental” de Tomé Pires e a cartografia chinesa do “Livro de Francisco Rodrigues”.
A China em latim e nos círculos de poder académico: o “De Glória” de Jerónimo Osório, Coimbra, 1549; Florença, 1552 e mais 16 edições latinas na Europa do século XVI.
Primeiros conhecimentos fundamentados sobre o Sistema Tributário/relações internacionais da China, a cartografia dos mares/litorais do Sul da China (províncias de Guangdong, Fujian, Zhejiang), o sistema de exames do funcionalismo público chinês, a impressão dos livros na China (Xilográfica/s. IX, Tipográfica/s. XI), antiguidade da civilização chinesa, etc.
Em círculos europeus de elite a moda das manufaturas de luxo chinesas (sedas, porcelanas, pintura, mobiliário, livros) e do modelo político, administrativo, de ética social da China. Diálogo com alunos sobre sistemas de Meritocracia e Democracia.
Bibliografia mencionada:
- Dodde, Derk – “Chinese Ideas in the West” Columbia U. Press, 2005/ htpp://afe.easia.columbia.edu
- Maverick, Lewis – “China a Model for Europe”, S. António/Texas, P. Anderson, 1946, 2 vols.
Economista Indiano (trabalho?)
- Deepark Lal – “The Hindu Equilibrium”, Oxford, Clarendon Press, 1988-1989, 2 vols.
“Unintended Consequences: the impact of factor endowments, culture, and politics on long-run economic performance”, Cambridge, Massa., Mite Press, 2001
Problemáticas da Democracia / s. XXI
- Jason Brennan – “Against Democracy”, Princeton, Princeton U. Press, 2016