As lógicas do nosso conhecimento: Espaço, Tempo, Classificação, Relação
13 Novembro 2018, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 16
13 -11-2018
As lógicas, ritmos e línguas de classificação da Ásia. As palavras reificadas como “Factos Institucionais” ( J.R. Searle, 2010) que criam realidade a partir de representação/classificação como existente.
O espaço e o tempo como primeiros operadores das Ciências Sociais/Humanidades (Estudos Asiáticos). As quatro categorias nucleares tanto do espaço como do tempo e a ordenação/coordenação da realidade e do conhecimento pelo espaçotempo. O espaço como sistema relacional de posição e o tempo como sistema relacional de sucessão/duração.
A pluralidade dos espaços e dos tempos. Pluralidade da realidade e do conhecimento que são hierárquicas. A vida como reprodução, variação, herança em hierarquias/pluralidades transformativas. Exemplos a propósito de Ásias da Ásia.
A implicação das hierarquias temporais (dos possíveis futuros em luta de supremacia/probabilidade de ser/suceder aos passados distantes). Espaçotempo plurais da China, Índia, Japão, Pérsia, etc. e a objetividade/objetivação do conhecimento como posição. Todos somos observadores observados, conhecedores conhecidos. O conhecimento como pluralidade concorrencial situada/datada e os mecanismos de cumulatividade, dissipação, progressão. Não ao relativismo de opiniões sim à pluralidade hierárquica de informação e de conhecimento.