24 Setembro 2024, 09:30
•
Elisabetta Colla Rosado Coelho David
- Ano 1000?
- Hansen e o Ano 1000
- Mundialização-Globalização
Evrard Amy Young and Arjun Appadurai. 2017. An Analysis of Arjun Appadurai's Modernity at Large : Cultural Dimensions of Globalisation. London: Routledge.
Hansen Valerie. 2021. The Year 1000 : When Explorers Connected the World - and Globalization Began. London UK: Penguin Books.
Wallerstein Immanuel. 2018. World System Analysis - an Introduction. Wiesbaden: Vieweg.
Bauman Zygmunt. 2011. Culture in the Liquid Modern World. Cambridge: Polity Press.
19 Setembro 2024, 09:30
•
Elisabetta Colla Rosado Coelho David
A Universidade e a pirâmide do conhecimento : dos dados e informação na base à sua transformação em conhecimentos , à especialização e às disciplinas académicas / científicas protocoladas ( com prova e razão crítica , controversial, provável e processual ) no topo .A Universidade como lugar de criação e de transmissão de razão e não de opinião . Um exemplo prático a propósito do calçado usado pela maioria dos alunos enquanto relações económicas Ásia / Europa / Neo - Europa da América Os Estudos Asiáticos como objectivação do nosso mundo de senso - comum, mundo à mão : um exemplo, o Açúcar de medicina rara a gosto massificante viajando entre religiões, regiões, economias e culturas da Ásia, Europa, América, África . Estudos de área e perspectivas globais transculturais . As várias partes do conjunto Ásia e os vários sub conjuntos dessas partes : impérios, estados dinásticos , estados nação ( China , Índia, Pérsia, Coréia, Japão ,etc ) cidades,etc. e . Ambientes, Sociedades de indivíduos , culturas , civilizações . As identidades individuais, interindividuais / sociais , culturais, como Plurais processos de transformação ( chamada de atenção para a obra de Amartya Sen ) . O trabalho de grupo / equipe em Estudos Asiáticos e a condição interdisciplinar , pluridisciplinar, transdisciplinar , que envolve História, Geografia, Antropologia Histórica, Sociologia Histórica, etc implicada ao conjunto de conjuntos que é Ásia e a subconjuntos de indologia, islamologia, japonologia, sinologia, etc . A Ásia como objecto e objectivo de conhecimento crítico / protocolado mas os Cientistas Sociais Asiáticos e as fontes / traços asiáticos como Sujeito Activo chave do conhecimento . As línguas e as palavras, as coisas e os Tempos / Espaços , como o super sinal de Rede a seguir durante a Licenciatura e o Mestrado .
Bibliografia complementar citada :
Ariel, I. Ahram, P. Kollner, Rudra Sil ( ed. ) - Comparative Area Studies: Methodological Rationales and Cross- Regional Applications, Oxford U.P.,2018
Claude Lévi - Strauss - A Antropologia Face aos Problemas do Mundo Moderno , Lisboa, Temas & Debates , 2012 ( original francês , 2011 ) .
Goody , Jack - The East in the West , Cambridge U.P.,1996 ( trad. port., Difel,2000 )- The Eurasian Miracle, Cambridge U.P., 2010
Green, Nile - How Asia Found Herself : A story of intercultural understanding, Yale U.P., 2022
Hallaq, Wael B. - Restating Orientalism : A Critique of Modern Knowledge, Columbia U:P:, 2018
Miyoshi, Masao and H.D. Harootunian ( ed. ) - Learning Places : The Afterlives of Area Studies, Duke U.P., 2002
Nisbett, Richard - The Geography of Thought : How Asians and Westerners think differently and Why , Schuster, 2004
Szanton, David ( ed. ) - The Politics of Knowledge : Area Studies and the Disciplines , California U.P., 2004