As Ásias da Ásia como sujeito

20 Outubro 2015, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 9

                                                                                                                                

 A propósito de uma pergunta de aluna sobre a carta oficial do Embaixador Ono Imoko que em 607 marca as relações Japão-China como: “… o filho do céu do país do sol nascente saúda o filho do céu do país do sol poente …” ou, em 608 como “… o imperador do oriente (Tenno) saúda o imperador do ocidente (Kotei) …”. A Ásia Oriental e a perspetiva/impacte do modelo chinês: Budismo sinizado, confucionismo, estado administrativo (exames do funcionalismo público), escrita.

Da Ásia como objeto de erudição às Ásias da Ásia como sujeitos do presente e do futuro global a partir dos meados do século passado (Japão/1945; União Indiana/1947; República Popular da China/1949, etc.). Previsões da economia mundial para 2040 (de A. Maddison, FMI, G. Sachs, etc.) e a força do renascimento Asiático Global. Consequências teóricas e práticas da voz própria dos Asiáticos nas matérias de conhecimento e de acontecimento da Ásia.

 

Sugestões bibliográficas:

- “The End of Globalization or a More Multipolar World” Relatório do Credit Suisse/2015 setembro (suporte digital)

- Credit Lyonnais Securitas Asia, Dipped in Gold: Luxury Lifestyle in China (2011) (suporte digital)

- Angus Maddison – Statistics on World Population, GDP and per capita GDP, 1 – 2008 AD < http://www.ggdc.net/maddison/ >