Lógicas do Conhecimento em Estudos Asiáticos: passado e presente
24 Novembro 2016, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Procurar alcançar o distanciamento através do conhecimento dos Outros Asiáticos nos seus próprios termos. A autonomia e a interdependência do que é Eurasiático próprio e de outros originalmente. Os Comuns nas c. sociais e os exemplos das categorias ,geográficas ,históricas ,legais, estratégicas de Ásia do Sul, Ásia Oriental, Indochina, Eurásia, Rota da Seda, etc. A. Humboldt ,E. Réclus, F. von Richthofen, H. Reusche, etc. Citação e comentário de enunciados de Timothy Brook /1999 e de Takeshi Hamashita / 1988.
A MATÉRIA ASIÁTICA nas línguas e saberes europeus dos séculos XVI a XVIII. A emergência de conhecimentos parcialmente especializados e em acumulação e progressão. As cidades mais importantes e os temas e problemas predominantes: Islão e China.
Bibliografia de estudos mencionada:
Arrighi,G. , Takeshi Hamashita, M. Selden ( ed.)-The Ressurgence of East Asia, 500,150 and 50 year pespectives, Londres, Routledge, 2003.
Brook,Timothy e G. Blue (ed.)-China and Historical Capitalism: Geneologies of Historical Knowledge,Cambridge, C.U.P.,1999.
Hamashita,Takeshi- " The Tribute Trade System of Modern Asia ",The Memoirs of Toyo Bunko,Tóquio,1988,XLVI,PAG. 7-25.