Sentido e Função dos Estudos Asiáticos no S. XXI

20 Outubro 2016, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 10


 

1.        A emergência dos Estudos de Área e os pressupostos implícitos em Estudos Asiáticos. A matéria/horizonte de singularidade nativa continental e uso crítico destas categorias. A pluralidade asiática e a Eurásia/Euroafroásia.

 

2.        Renascimento Asiático Global e passagens de Estudos Orientais a Estudos Asiáticos. O desafio global às lógicas de área e o articular: local, regional, nacional, transnacional, macro regional/macro nacional, global. A porosidade das perspetivas Endotópica (pensar e explicar a partir do interior de uma língua, cultura, sociedade, economia, história) e Exotópica (pensar e explicar a partir do exterior o mesmo que é Outro). As Ciências Sociais e a fluidez de Endotópico e Exotópico. A pluralidade do real (Heteroglassia e Polifonia).

 

3.        Primeiros elementos em torno dos cinco consensos maioritários nos Estudos Asiáticos do século XXI de: (1) Ásias da Ásia sujeitos ativos e primeiros no conhecimento das Ásias da Ásia; a (5) a implicação social e objetiva do conhecimento em Estudos Asiáticos.