Fundamentos de Ciências Sociais

26 Setembro 2017, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 3


 

A propósito das quatro dimensões fundamentais das Ciências Sociais com implicação aos Estudos Asiáticos. Antes de acompanhar essas dimensões ver a lógica de constituição e o processo de formação da denominação e classificação “Ásia”.

A emergência em Jónico de “Ásia”: da mitologia à geografia/geopolítica. Herôdoto de Halicarnasso, s. V a.C. e a História/Inquirições empíricas. “Ásia/Europa”, sol nascente-oriente e sol poente-ocidente. A lógica de identidade/oposição Gregos/Europeus e Persas/Asiáticos. A dualidade/oposição nos planos do cosmopolitismo, religiosidade e civilidade. A Europa ao espelho de uma (imaginária) Ásia e as funções da identidade e diferença frente ao próximo em conexão e concorrência.

O termo Ásia (e também Europa) começa a ter uso frequente nas línguas europeias a partir da primeira globalização/modernidade com o capitalismo mercantil e as conexões marítimas (s. XVI e XVII). A Ásia nos vocabulários das línguas chinesa, japonesa, etc. em uso frequente a partir do século XIX no quadro da segunda globalização/modernidade da civilização industrial. Hoje, na globalização de capitalismo financeiro e das tecnologias de informação vivemos a reflexão critica sobre o estatuto/emprego da classificação Ásia (uno Plural ou espelho imaginário?)

 

Bibliografia Complementar:

 

Blaut, J. M. - The Colonizer's Model of the World: Geographical Diffusionism and Eurocentric History, N. Iorque, Guilford, 1993

 

Bowman, J. S. (ed.) - Columbia Chronologies of Asian History and Culture, N. Iorque, Columbia U. Press, 2000

 

Lewis Martin W. e Kären Wigen - The Myth of Continents. A Critique of Metageography, Berkley, U. of California Press, 1997

 

Tirtha, Ranjit – Geography of Asia, N. Delhi, Rawat, 2005