Sumários
Teste escrito
14 Dezembro 2017, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 25
Teste individual com questionário optativo (uma em três) e consulta dos apontamentos tomados ao longo do semestre.
Preparação do teste escrito
12 Dezembro 2017, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 24
Diálogo sobre as dúvidas dos alunos em relação ao teste. Exposição sumária dos temas e dos problemas chave lecionados na segunda parte do programa: “Processos de Formação dos conhecimentos em Matérias Asiáticas”. Do modelo global e grandes transformações na recolha e tratamento de informação e conhecimento (China, Islão, Europas, E. Unidos) até ao Renascimento Asiático global também no saber de Ásias da Ásia (de meados do século XX aos nossos dias). Entrega dos trabalhos de grupo e diálogo sobre os mesmos.
Preparação do teste escrito
7 Dezembro 2017, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 23
Diálogo sobre as dúvidas dos alunos em relação aos trabalhos e ao teste. Exposição sumária dos temas e dos problemas chave lecionados ao longo do semestre na primeira parte do programa: “Estudos Asiáticos no século XXI.”. Os quatro grandes blocos de questões desde os instrumentos básicos de C. Sociais e Humanidades até às controvérsias maiores de Orientalismos e Ocidentalismos passando pelas lógicas e aventuras de sentido e de poder no classificar de Ásia(s) e pelos consensos maioritários.
Em torno Estatuto dos Estudos Asiáticos nos finais do século XX e nos inicios do século XXI
5 Dezembro 2017, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 22
Ciências Sociais e Estudos de área centrados em Humanidades. O caso da Antropologia e Indologia a propósito das hierarquias/castas em L. Dumont/1966. Leitura comentada do prefácio de 1995 da obra “Homo Hierarchicus”. Sete características chave da área de Estudos Asiáticos nos nossos dias: das articulações Humanidades-C. Sociais, “negociações” difíceis entre teoria e investigação em Relações Internacionais e Estudos Asiáticos, Estudos de Área e Estudos Globais até à presença cada vez mais ativa e atual, de centros de investigação, universidades, publicações, museus de Istambul (Bogazici U.), Teerão, N. Delhi, Singapura, H. Kong, Shanghai, Pequim, Tóquio, Seul, etc. na produção, certificação, aceitação de investigação e de formação.
Estudos Asiáticos e Ciências Sociais
30 Novembro 2017, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 21
O impacto das Ciências Sociais na racionalização e modernização industrial do Japão e China. De Fukuzawa a Yung Wing (1825-1912), Yan Fu (1854-1921), etc. A tradução chinesa e japonesa de obras fundacionais das Ciências Sociais.
As Ciências Sociais na passagem de “Orientais” a “Asiáticos”. O exemplo da Antropologia de Ruth Benedict (1887-1948): a propósito de “O Crisântemo e a Espada”/1946. A questão da objetivação da diferença cultural e os padrões de cultura. Questões de método formuladas: do método comparativo, aos inquéritos e à observação não interferente. As condições sociais de produção de informação e de conhecimento em Estudos Asiáticos e fatores dinâmicos da concorrência, conflitualidade, (mesmo guerra) no acelerar da recolha de dados e formular conhecimento em matérias asiáticas. As três dimensões coexistentes da diferença, regularidade,/semelhança e conexão/comuns partilhados (“universais” não normativos).