Em torno do processo das categorias de Estudos Asiáticos

19 Outubro 2017, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 9

 

Lógicas de formação das categorias de denominação, descrição, classificação: de “Ásia” (s. VIII – V a.c.) a “Ásia Oriental” / Ásia do Sueste” (1882, s. XX). As diferentes áreas das Ásias da Ásia e categorias como Continente, Civilização, cultura, sociedade Pacífico, América (surgimento nos séculos XVI-XVII-XVIII).

A universalização de categorias chave nas línguas Europeias/Asiáticas s. XVI-XXI e constantes como: Ocidente /Oriente, Centro, Civilizado/Bárbaro nos mundos greco-romano, persa, islâmico, sânscrito/indiano, chinês, japonês.

As perspetivas complementares/oscilantes de Endotópica (ver, descrever, explicar a partir da sua nativa língua, cultura, sociedade – um autorreconhecimento) e Exotópica (ver, descrever, explicar a partir do exterior dessa língua, cultura, sociedade – uma reflexão e conhecimento sobre um outro e de outro). Todos somos outros e as línguas, culturas, sociedades são conectivas/transformativas em Heteroglassia e Polifonia. Todo o conhecimento é posicional e daí, a necessidade de Ciências Sociais e Humanidades em equipe, grupos, multidisciplinares e multilinguísticos. A área de Estudos Asiáticos como processual reportório de temas e problemas, dados, métodos, teorias e os desafios Área-Global e consensos-controvérsias (a desenvolver nas próximas aulas).

 

Bibliografia (alguns instrumentos básicos de Estudos e Fontes)

 

Bowman, J. S, (ed.) – Columbia Chronologies of Asian History and Culture, N. Iorque, Columbia U. Press, 2000

 

Embree, Ainslie T. (ed.) – Encyclopedia of Asian History, N. Iorque, Scribner´s, 1988, 4 vols

 

Hodgson, Marshall – The Venture of Islam, Chicago, Chicago U. Press, 1977, 3 vols.

 

Yule, Henry e A. C. Burnell – Hobson - Jobson (1 ed. 1903), N. Delhi, Munshiram, 1994

 

As Antologias de Fontes de Theodor de Bary (ed.) – Introduction to Oriental Civilizations (Indian, Chinese, Japanese Traditions), N. Iorque, Columbia U. Press, 1958