Apresentação do docente e da disciplina. Considerações sobre o funcionamento das aulas e avaliação.

18 Setembro 2018, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Apresentação do docente. Objectivos da disciplina.


2. Considerações sobre o funcionamento das aulas e avaliação na disciplina.  

A metodologia de ensino privilegia a discussão de textos previamente colocados na plataforma moodle e pressupõe uma grande participação dos estudantes na análise dos autores em discussão. Os método de avaliação baseia-se em três componentes e respectivas ponderações: 

a) a elaboração de um trabalho de iniciação à interpretação de fontes para a História de África, em grupo ou individual, apresentado por escrito e oralmente (40%); data de entrega: 27 de Novembro (para o e.mail do docente e em papel)

b) a realização de um teste escrito presencial (40%); data da realização do teste: 21 de Dezembro.

c) a participação nas aulas incluindo: apresentações orais individuais ou em grupo (no mínimo de uma) e respectivas sínteses escritas (no mínimo de uma)  de cerca de 3 páginas (entregues na aula posterior à discussão ou na semana posterior); comentário individual (no mínimo de um) à apresentação dos colegas; participação na discussão dos textos e das matérias;  a assiduidade às aulas é indispensável (excepto para os trabalhadores-estudantes (20%)