Sumários
Prova presencial escrita
21 Dezembro 2018, 16:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Prova presencial escrita
Esclarecimento de dúvidas para a realização da prova presencial. Apresentação e discussão de trabalhos — TRÊS AULAS
18 Dezembro 2018, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
14h-16h — Considerações sobre a prova presencial e esclarecimento de dúvidas dos alunos. Apresentação e discussão de trabalhos dos alunos.
16h-18h — Apresentação e discussão de trabalhos dos alunos . Número de alunos presentes: 17 (AULA DE SUBSTITUIÇÃO, Sala 2 da Biblioteca)
18h-20h — Apresentação e discussão de trabalhos dos alunos. Número de alunos presentes: 9 (AULA SUPLEMENTAR, Sala 2 da Biblioteca)
O papel da Arqueologia de África na construção da História de África. Um princípio de base sobre a metodologia das fontes.
14 Dezembro 2018, 16:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
A importância da arqueologia na História de África. Análise do texto de Pierre de Maret, "Historiadores, arqueólogos, linguistas todos da família? Um apelo para uma Arqueologia histórica de Angola": as diferentes correntes da Arqueologia (abordagem genérica); objectividade e subjectividade em Arqueologia; as dificuldades e os desafios que a Arqueologia de África enfrenta; a complementaridade entre a Arqueologia e a "História clássica" (no sentido de se basear em fontes escritas); os contributo complementares da Linguística comparativa e da Etnografia e os riscos de anacronismo; a definição de Arqueologia histórica e a importância de a praticar.
As diferentes correntes da Arqueologia (uma visão sistemática). As cautelas a ter na definição de cronologias a partir da Arqueologia: estudo de caso sobre a Idade do Ferro no Níger apresentado por Susan Macintosh. Análise de um texto da autora.
Coda da matéria das fontes para a História de África com um princípio de base que deve ser seguido o quanto possível: a complementaridade dos diferentes tipos de fontes na construção da História de África e em todas as "Histórias". Salvaguardado o cumprimento de regras metodológicas exigentes, não há tipos de fontes mais válidos do que outros: apenas fontes diferentes que dizem coisas diferentes (sobre a realidade histórica) e, portanto, complementares.
Apresentação e discussão de trabalhos dos alunos — DUAS AULAS
11 Dezembro 2018, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Apresentação e discussão de trabalhos dos alunos.
Conclusão da matéria sobre história oral. Apresentação de um trabalho dos alunos
7 Dezembro 2018, 16:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. História oral: conclusão da matéria da aula anterior.
2. Apresentação de um trabalho dos alunos