Dos estereótipos sobre “a África” e a sua História à perspectiva crítica académica
28 Setembro 2018, 16:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Dos estereótipos sobre “a África” ao alisamento ou apagar da sua historicidade. Dilucidar conceitos, matizar perspectivas adquiridas, partindo da discussão das respostas dos alunos (conclusão)
O desconhecimento da História de África na formação obtida no ensino secundário e os lugares-comuns que deformam a realidade histórica: - Da origem do Homem passa-se para o Egipto faráonico (o paradigma da monumentalidade como falso critério de complexidade das sociedades)
- Centração nos "Descobrimentos" (por vezes
confundidos com colonização ou colonialismo) ou seja na presença europeia/portuguesa e nos contactos, tardios, com os europeus (ignorando as múltiplas relações, na longa duração, do continente africano com outros continentes e com consequências para a história global) - Hipervalorização do colonialismo de origem europeia de duração muito curta (fora excepções apenas cerca de um século e meio) na muito longa história do continente africano (em contrapartida com outros processos coloniais internos e externos )
2. Distribuição de uma ficha (carregada já no E-Learning da disciplina) com a estrutura do comentário de texto historiográfico e início do comentário a um texto de Donald Wright, “’What do You Mean There Were No Tribes in Africa’”: Thoughts on Boundaries — and Related Matters — in Precolonial Africa”.