A desconstrução do objecto étnico pela Antropologia e pela História (conclusão). Docente convidada: Prof.ª Ana Paula Tavares

23 Outubro 2018, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1.  Os conceitos herdados de outras disciplinas interpelados na sua operatividade para a História de África (conclusão):  a desconstrução do objecto étnico da Antropologia e da História de África    Conclusão da discussão da primeira parte do capítulo de Jean-Loup Amselle, "Etnias e espaços: para uma antropologia tipológica".  

 
2. Discussão dos conceitos de “etnia”, “tribo” “Tribos de angola” a partir de uma notícia do Jornal Público de  08/09/ 2018 intitulada “Elas querem pôr as tribos de Angola na Moda". Relações da Antropologia e História. O olhar distanciado e o olhar implicado. Apreensão de uma singularidade Kuvale (povos Herero do Sul de Angola) a partir do trabalho de Ruy Duarte de Carvalho Aviso à Navegação, Olhar sucinto e preliminar sobre os pastores Kuvale da província do Namibe com um relance sobre as outras sociedades agro-pastoris do Sudoeste de Angola. Discussão do texto e do contexto. A perspectiva Local e a perspectiva Global. Migrações e História. Apropriação Cultural.