Sumários

Continuação da suspensão das aulas presenciais devido ao COVID 19.

19 Março 2020, 10:00 Fátima Reis

Leitura para análise e elaboração de um guião de leitura por tópicos (a ser enviado por e-mail para a docente) do texto: José Amado Mendes, "Novos rumos da Historiografia, ao longo do século XX: a História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra", Biblos, nova série IX, n.º IX, Coimbra, 2011, pp. 71-107, disponível em DOI: http://dx.doi.org/10.14195/0870-4112_9_3.
 O acompanhamento dos alunos será realizado por e-mail.
 De acordo com as directivas emanadas por e-mail pelo Director no dia 16 de Março, que contempla a possibilidade de se "requerer elementos de avaliação não-presenciais não previstos no início do semestre", os guiões de leitura são submetidos a avaliação.


Suspensão das actividades lectivas presenciais como medida de contenção (Covid-19): orientações de leitura e debate

16 Março 2020, 14:00 Filipa Roldão

A suspensão das actividades lectivas presenciais como medida de contenção (Covid-19) promove o início de um período lectivo não presencial, onde o acompanhamento aos estudantes será feito por email e através da plataforma Moodle da disciplina.

Debate sobre os artigos científicos já disponibilizados:

1

José d'Assunção Barros, "Os Annales e a história-problema – considerações sobre a importância da noção de «história-problema» para a identidade da Escola dos Annales", História: Debates e Tendências, vol. 12, n.º 2, jul./dez. 2012, pp. 305-325, disponível em https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5965857.pdf.

2

José d'Assunção Barros, "Os Campos da História – uma introdução às especialidades da História", Revista HISTEDBR, n.º 16, Campinas, Dezembro de 2004, pp. 17-35, disponível em https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4785/art3_16.pdf


Continuação da suspensão das aulas presenciais devido ao COVID 19.

16 Março 2020, 10:00 Fátima Reis

Leitura para análise e elaboração de um guião por tópicos (a ser enviado por e-mail para a docente) do texto:José d'Assunção Barros, "Os Campos da História – uma introdução às especialidades da História", Revista HISTEDBR, n.º 16, Campinas, Dezembro de 2004, pp. 17-35, disponível em https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4785/art3_16.pdf.
O acompanhamento dos alunos será realizado por e-mail.
 De acordo com as directivas  emanadas por e-mail pelo Director no dia 16 de Março, que contempla a possibilidade de se "requerer elementos de avaliação não-presenciais não previstos no início do semestre", os guiões de leitura passam a ser submetidos a avaliação.



Suspensão das actividades lectivas presenciais como medida de contenção (Covid-19). Orientações de leitura.

12 Março 2020, 14:00 Filipa Roldão

A suspensão das actividades lectivas presenciais como medida de contenção (Covid-19) promove o início de um período lectivo não presencial, onde o acompanhamento aos estudantes será feito por email e através da plataforma Moodle da disciplina. Todos os alunos serão, a partir de hoje, contactados por email com disponibilização de informações e materiais formativos a fim de desenvolverem as suas aprendizagens de acordo com o programa da disciplina e, sempre que possível, com o cronograma apresentado no início do semestre.
Na página Moodle, encontrarão todas as informações e materiais formativos acima indicados, assim como espaços de diálogo entre estudantes e docente.
A partir de hoje, disponibilizam-se os seguintes artigos científicos para leitura e análise:

1

José d'Assunção Barros, "Os Annales e a história-problema – considerações sobre a importância da noção de «história-problema» para a identidade da Escola dos Annales", História: Debates e Tendências, vol. 12, n.º 2, jul./dez. 2012, pp. 305-325, disponível em https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5965857.pdf.

2

José d'Assunção Barros, "Os Campos da História – uma introdução às especialidades da História", Revista HISTEDBR, n.º 16, Campinas, Dezembro de 2004, pp. 17-35, disponível em https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4785/art3_16.pdf




Sessão de trabalho não presencial: interpretação do texto de José d'Assunção Barros sobre a corrente historiográfica dos "Annales".

12 Março 2020, 10:00 Fátima Reis

De acordo com a decisão do Director de suspensão das aulas presenciais devido ao COVID 19, a docente enviou e-mail a todos os alunos no dia 10 de Março com os materiais e objectivos de trabalho não presencial para o período em causa, conforme os pressupostos programáticos e o cronograma divulgado no início do semestre.

Leitura para análise e elaboração de um guião por tópicos (a ser enviado por e-mail para a docente) do texto:
José d'Assunção Barros, "Os Annales e a história-problema – considerações sobre a importância da noção de «história-problema» para a identidade da Escola dos Annales", História: Debates e Tendências, vol. 12, n.º 2, jul./dez. 2012, pp. 305-325, disponível em https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5965857.pdf.
O acompanhamento dos alunos será realizado por e-mail.