Sumários

Exercícios praticos - Escuta ativa II

20 Março 2020, 10:00 Delphine Servoz-Gavin

(Aula a distância via  Zoom)

Conteúdo:

- Comentários gerais sobre o exercício controlado

- Exercícios de consecutiva sem notas PT > PT e EN > PT, seguido de autoavaliação pelos estudantes.

Material: Discursos pedagógicos e discursos dos estudantes.

O exercício de consecutiva sem notas visa desenvolver:

  • a capacidade de concentração e de escuta ativa;
  • a capacidade de analise em tempo real das ideias e da estrutura do discurso;
  • a capacidade de exploração dos mecanismos da memória;
  • a capacidade de transposição das ideias principais do discurso com o encadeamento dado pelo orador;
  • a capacidade de apresentação espontânea e confiante;
  • a capacidade de expressão correta e fluente nas línguas ativas.
  • a capacidade de autoavaliação por parte dos estudantes


Criação de discursos

13 Março 2020, 10:00 Delphine Servoz-Gavin

(Aula a distância via Google Classroom)

Conteúdo: Breve apresentação teórica sobre a criação de discursos, seguida de exercício pratico.

Objetivos:
A preparação de discursos permite desenvolver:

  • a capacidade de análise do discurso, porque ajuda a entender melhor como os discursos funcionam (lógica, estrutura, efeitos retóricos, etc.), identificar mais facilmente a diferença entre ideias primarias e secundárias e, como resultado, extrair mais facilmente as ideias principais do discurso de outra pessoa;
  • os recursos linguísticos, tanto na língua A como na língua B, a capacidade em exprimir de forma correta e em adaptar o registo às circunstâncias;
  • os conhecimentos gerais, por sua vez úteis para a análise e compreensão de discursos;
  • a capacidade em falar em publico (sem a dificuldade adicional de ter de interpretar), concentrando o esforço sobre a comunicação e a transmissão fluida, clara e convincente da mensagem numa linguagem e num registo corretos.

Indicações:

  • Cada estudante deve criar dois discursos (sobre temas diferentes) de cerca 3-4 minutos: 1 na língua materna (PT ou CN) + 1 na língua B à escolha (EN, PT, DE, FR).
  • Os discursos não podem ser redigidos. Devem apenas apontar o esquema do discurso, evidenciando as palavras chaves e elos de ligação/conectores.
  • Os discursos em Chinês (Mandarim/Cantonês) devem ser acompanhados duma tradução em português.
  • Devem verificar a duração de cada discurso antes de devolver o trabalho. Estes discursos serão depois usados para exercícios práticos.
Data de entrega: 18/03/2020


Escuta ativa II e Autoavaliação

6 Março 2020, 10:00 Delphine Servoz-Gavin

(Aula a distância via Google Classroom)

Conteúdo: Exercício de consecutiva sem notas EN > PT, seguido de autoavaliação pelos estudantes.

Material: Discurso pedagógico de 3 a 4 minutos.

O exercício de consecutiva sem notas visa desenvolver:

  • a capacidade de concentração e de escuta ativa;
  • a capacidade de analise em tempo real das ideias e da estrutura do discurso;
  • a capacidade de exploração dos mecanismos da memória;
  • a capacidade de transposição das ideias principais do discurso com o encadeamento dado pelo orador;
  • a capacidade de apresentação espontânea e confiante;
  • a capacidade de expressão correta e fluente nas línguas ativas.
O exercício de autoavaliação visa desenvolver:

Este exercício tem por objetivo principal desenvolver a capacidade de autoavaliação dos estudantes e, através desse processo, melhorar a técnica de consecutiva sem notas.


Exercícios de escuta activa II

28 Fevereiro 2020, 10:00 Delphine Servoz-Gavin

Conteúdo: Exercícios de consecutiva sem notas A>A / B>A

Material: Discursos pedagógicos de 3 a 4 minutos.

Os exercícios de consecutiva sem notas visam desenvolver:

  • a capacidade de concentração e de escuta ativa;
  • a capacidade de analise em tempo real das ideias e da estrutura do discurso;
  • a capacidade de exploração dos mecanismos da memória;
  • a capacidade de transposição das ideias principais do discurso com o encadeamento dado pelo orador;
  • a capacidade de apresentação espontânea e confiante;
  • a capacidade de expressão correta e fluente nas línguas ativas.


Exercícios de escuta ativa e equesmatização

21 Fevereiro 2020, 10:00 Delphine Servoz-Gavin

Parte I - Exercícios de Escuta ativa I

Objetivos:

  • aumentar a capacidade de concentração; aumentar a capacidade de análise do sentido;
  • aumentar a capacidade em afastar-se das palavras;
  • aprender a restituir o sentido de forma clara e natural (A>A, B > A, A>B).
Material: micro-discursos preparados pelos estudantes em PT, EN, ZH (mandarim e cantonês)

Parte II - Exercícios de Esquematização

Conteúdo: Breve apresentação teórica sobre a estrutura do discurso seguida de exercícios práticos.

Objetivos:

  • aumentar a capacidade em analisar a estrutura do discurso, em identificar os elos de ligação entre ideias e a lógica do discurso;
  • desenvolver mecanismos de retenção da informação na memoria a curto prazo.
Material: Discursos pedagógicos em EN e PT.