Sumários
Exercícios praticos - Escuta ativa II
20 Março 2020, 10:00 • Delphine Servoz-Gavin
Conteúdo:
- Comentários gerais sobre o exercício controlado
- Exercícios de consecutiva sem notas PT > PT e EN > PT, seguido de autoavaliação pelos estudantes.
Material: Discursos pedagógicos e discursos dos estudantes.
O exercício de consecutiva sem notas visa desenvolver:
- a capacidade de concentração e de escuta ativa;
- a capacidade de analise em tempo real das ideias e da estrutura do discurso;
- a capacidade de exploração dos mecanismos da memória;
- a capacidade de transposição das ideias principais do discurso com o encadeamento dado pelo orador;
- a capacidade de apresentação espontânea e confiante;
- a capacidade de expressão correta e fluente nas línguas ativas.
- a capacidade de autoavaliação por parte dos estudantes
Criação de discursos
13 Março 2020, 10:00 • Delphine Servoz-Gavin
(Aula a distância via Google Classroom)
Conteúdo: Breve apresentação teórica sobre a criação de discursos, seguida de exercício pratico.
Objetivos:
A preparação de discursos permite desenvolver:
- a capacidade de análise do discurso, porque ajuda a entender melhor como os discursos funcionam (lógica, estrutura, efeitos retóricos, etc.), identificar mais facilmente a diferença entre ideias primarias e secundárias e, como resultado, extrair mais facilmente as ideias principais do discurso de outra pessoa;
- os recursos linguísticos, tanto na língua A como na língua B, a capacidade em exprimir de forma correta e em adaptar o registo às circunstâncias;
- os conhecimentos gerais, por sua vez úteis para a análise e compreensão de discursos;
- a capacidade em falar em publico (sem a dificuldade adicional de ter de interpretar), concentrando o esforço sobre a comunicação e a transmissão fluida, clara e convincente da mensagem numa linguagem e num registo corretos.
Indicações:
- Cada estudante deve criar dois discursos (sobre temas diferentes) de cerca 3-4 minutos: 1 na língua materna (PT ou CN) + 1 na língua B à escolha (EN, PT, DE, FR).
- Os discursos não podem ser redigidos. Devem apenas apontar o esquema do discurso, evidenciando as palavras chaves e elos de ligação/conectores.
- Os discursos em Chinês (Mandarim/Cantonês) devem ser acompanhados duma tradução em português.
- Devem verificar a duração de cada discurso antes de devolver o trabalho. Estes discursos serão depois usados para exercícios práticos.
Escuta ativa II e Autoavaliação
6 Março 2020, 10:00 • Delphine Servoz-Gavin
Conteúdo: Exercício de consecutiva sem notas EN > PT, seguido de autoavaliação pelos estudantes.
Material: Discurso pedagógico de 3 a 4 minutos.
O exercício de consecutiva sem notas visa desenvolver:
- a capacidade de concentração e de escuta ativa;
- a capacidade de analise em tempo real das ideias e da estrutura do discurso;
- a capacidade de exploração dos mecanismos da memória;
- a capacidade de transposição das ideias principais do discurso com o encadeamento dado pelo orador;
- a capacidade de apresentação espontânea e confiante;
- a capacidade de expressão correta e fluente nas línguas ativas.
Este exercício tem por objetivo principal desenvolver a capacidade de autoavaliação dos estudantes e, através desse processo, melhorar a técnica de consecutiva sem notas.
Exercícios de escuta activa II
28 Fevereiro 2020, 10:00 • Delphine Servoz-Gavin
Conteúdo: Exercícios de consecutiva sem notas A>A / B>A
Material: Discursos pedagógicos de 3 a 4 minutos.
Os exercícios de consecutiva sem notas visam desenvolver:
- a capacidade de concentração e de escuta ativa;
- a capacidade de analise em tempo real das ideias e da estrutura do discurso;
- a capacidade de exploração dos mecanismos da memória;
- a capacidade de transposição das ideias principais do discurso com o encadeamento dado pelo orador;
- a capacidade de apresentação espontânea e confiante;
- a capacidade de expressão correta e fluente nas línguas ativas.
Exercícios de escuta ativa e equesmatização
21 Fevereiro 2020, 10:00 • Delphine Servoz-Gavin
Parte I - Exercícios de Escuta ativa I
Objetivos:
- aumentar a capacidade de concentração; aumentar a capacidade de análise do sentido;
- aumentar a capacidade em afastar-se das palavras;
- aprender a restituir o sentido de forma clara e natural (A>A, B > A, A>B).
Parte II - Exercícios de Esquematização
Conteúdo: Breve apresentação teórica sobre a estrutura do discurso seguida de exercícios práticos.
Objetivos:
- aumentar a capacidade em analisar a estrutura do discurso, em identificar os elos de ligação entre ideias e a lógica do discurso;
- desenvolver mecanismos de retenção da informação na memoria a curto prazo.