Sumários

Exercícios práticos + Consecutiva com nota + Avaliação geral

8 Maio 2020, 10:00 Delphine Servoz-Gavin

(Aula a distância via  Zoom)

PARTE I: Exercício de consecutiva sem notas PT > EN, CN seguidos de avaliação.

Material: Discurso pedagógico

PARTE II: Introdução à consecutiva com nota

Debate sobre o vídeo "Roche on notes" https://www.youtube.com/watch?v=1Z-AmvDMDN8, seguido de exercícios práticos a partir de trechos de discursos.

PARTE III: Avaliação geral do seminario.



Exercícios práticos

24 Abril 2020, 10:00 Delphine Servoz-Gavin

(Aula a distância via  Zoom)

PARTE I: Exercícios de consecutiva sem notas DE > PT / CN > PT / PT > EN/CN seguidos de autoavaliação pelos estudantes.

Material: Discursos pedagógicos e dos estudantes (Amanda, Chenchen, Anita, Celestino)

Os exercícios de consecutiva sem notas visam desenvolver:
  • a capacidade de concentração e de escuta ativa;
  • a capacidade de análise em tempo real das ideias e da estrutura do discurso;
  • a capacidade de exploração dos mecanismos da memória;
  • a capacidade de transposição das ideias principais do discurso com o encadeamento dado pelo orador;
  • a capacidade de apresentação espontânea e confiante;
  • a capacidade de expressão correta e fluente nas línguas ativas;
  • a capacidade de autoavaliação por parte dos estudantes. universitária


Exercícios práticos

17 Abril 2020, 10:00 Delphine Servoz-Gavin

(Aula a distância via  Zoom)

PARTE I: Exercícios de consecutiva sem notas EN > PT/CN e PT > EN/CN seguidos de autoavaliação pelos estudantes.

Material: Discursos dos estudantes (Jennifer, Amanda, Tom, Rita)

Os exercícios de consecutiva sem notas visam desenvolver:
  • a capacidade de concentração e de escuta ativa;
  • a capacidade de análise em tempo real das ideias e da estrutura do discurso;
  • a capacidade de exploração dos mecanismos da memória;
  • a capacidade de transposição das ideias principais do discurso com o encadeamento dado pelo orador;
  • a capacidade de apresentação espontânea e confiante;
  • a capacidade de expressão correta e fluente nas línguas ativas;
  • a capacidade de autoavaliação por parte dos estudantes. universitária


Exercícios práticos + Interpretação retour

3 Abril 2020, 10:00 Delphine Servoz-Gavin

(Aula a distância via  Zoom)

PARTE I: Exercícios de consecutiva sem notas EN > PT/MD/CT, seguido de autoavaliação pelos estudantes.

Material: Discursos dos estudantes (Jenny "Black cats" + Rita "Internet")


PARTE II: Exercícios de consecutiva sem notas PT > EN seguido de autoavaliação pelos estudantes.

Conteúdo: 

- Introdução às especificidades da interpretação para a língua B, dificuldades, estratégias, critérios mínimos de qualidade.

- Exercício prático PT > EN ; Material: discurso Jéssica "Shangai"


Os exercícios de consecutiva sem notas visam desenvolver:

  • a capacidade de concentração e de escuta ativa;
  • a capacidade de análise em tempo real das ideias e da estrutura do discurso;
  • a capacidade de exploração dos mecanismos da memória;
  • a capacidade de transposição das ideias principais do discurso com o encadeamento dado pelo orador;
  • a capacidade de apresentação espontânea e confiante;
  • a capacidade de expressão correta e fluente nas línguas ativas;
  • a capacidade de autoavaliação por parte dos estudantes. universitária


Gestão do Stresse + Exercícios praticos

27 Março 2020, 10:00 Delphine Servoz-Gavin

(Aula a distância via  Zoom / Suportes para a preparação do debate no Google classroom)

PARTE I:  Debate sobre o stress e a gestão do stress :

Este debate tem por objetivo tomar consciência das varias fontes de stresse durante a pratica da interpretação, os efeitos do stress sobre o desempenho e o que se pode fazer para ultrapassar o stresse.

A titulo de preparação, cada um pode, individualmente, procurar responder às seguintes perguntas :

  • Como é que se pode definir o stresse ?
  • Quais são os fatores que, de modo geral, favorecem o sentimento de stress ?
  • Quais são as fontes de stresse para si diretamente ligadas à atividade de interpretar?
  • Quais seriam, na sua opinião, as fontes de stresse para os intérpretes no exercício da profissão? Serão diferentes, maiores ou menores que para os estudantes?
  • Como é que considera que o stresse se manifesta no seu comportamento e no seu trabalho? O stresse tem algum impacto sobre o seu desempenho ?
  • Quais medidas pode tomar o individuo para proteger a sua saúde perante os riscos apresentados pela profissão de intérprete?
  • Já desenvolveu alguma técnica de gestão do stresse? Qual?

PARTE II: Exercícios de consecutiva sem notas EN > PT, seguido de autoavaliação pelos estudantes.

Material: Discursos pedagógicos e discursos dos estudantes.

O exercício de consecutiva sem notas visa desenvolver:

  • a capacidade de concentração e de escuta ativa;
  • a capacidade de analise em tempo real das ideias e da estrutura do discurso;
  • a capacidade de exploração dos mecanismos da memória;
  • a capacidade de transposição das ideias principais do discurso com o encadeamento dado pelo orador;
  • a capacidade de apresentação espontânea e confiante;
  • a capacidade de expressão correta e fluente nas línguas ativas;
  • a capacidade de autoavaliação por parte dos estudantes.