Sumários
Exercícios práticos + Consecutiva com nota + Avaliação geral
8 Maio 2020, 10:00 • Delphine Servoz-Gavin
(Aula a distância via  Zoom) 
 
 
PARTE I: Exercício de consecutiva sem notas PT > EN, CN seguidos de avaliação. 
 
Material: Discurso pedagógico
PARTE II: Introdução à consecutiva com nota
Debate sobre o vídeo "Roche on notes" https://www.youtube.com/watch?v=1Z-AmvDMDN8, seguido de exercícios práticos a partir de trechos de discursos.
PARTE III: Avaliação geral do seminario.
Exercícios práticos
24 Abril 2020, 10:00 • Delphine Servoz-Gavin
(Aula a distância via  Zoom) 
 
 
PARTE I: Exercícios de consecutiva sem notas DE > PT / CN > PT / PT > EN/CN seguidos de autoavaliação pelos estudantes. 
 
Material: Discursos pedagógicos e dos estudantes (Amanda, Chenchen, Anita, Celestino)
Os exercícios de consecutiva sem notas visam desenvolver:- a capacidade de concentração e de escuta ativa;
 - a capacidade de análise em tempo real das ideias e da estrutura do discurso;
 - a capacidade de exploração dos mecanismos da memória;
 - a capacidade de transposição das ideias principais do discurso com o encadeamento dado pelo orador;
 - a capacidade de apresentação espontânea e confiante;
 - a capacidade de expressão correta e fluente nas línguas ativas;
 - a capacidade de autoavaliação por parte dos estudantes. universitária
 
Exercícios práticos
17 Abril 2020, 10:00 • Delphine Servoz-Gavin
(Aula a distância via  Zoom) 
 
 
PARTE I: Exercícios de consecutiva sem notas EN > PT/CN e PT > EN/CN seguidos de autoavaliação pelos estudantes. 
 
Material: Discursos dos estudantes (Jennifer, Amanda, Tom, Rita)
Os exercícios de consecutiva sem notas visam desenvolver:- a capacidade de concentração e de escuta ativa;
 - a capacidade de análise em tempo real das ideias e da estrutura do discurso;
 - a capacidade de exploração dos mecanismos da memória;
 - a capacidade de transposição das ideias principais do discurso com o encadeamento dado pelo orador;
 - a capacidade de apresentação espontânea e confiante;
 - a capacidade de expressão correta e fluente nas línguas ativas;
 - a capacidade de autoavaliação por parte dos estudantes. universitária
 
Exercícios práticos + Interpretação retour
3 Abril 2020, 10:00 • Delphine Servoz-Gavin
(Aula a distância via  Zoom) 
 
 
PARTE I: Exercícios de consecutiva sem notas EN > PT/MD/CT, seguido de autoavaliação pelos estudantes. 
 
Material: Discursos dos estudantes (Jenny "Black cats" + Rita "Internet")
Conteúdo:  
- Introdução às especificidades da interpretação para a língua B, dificuldades, estratégias, critérios mínimos de qualidade.
- Exercício prático PT > EN ; Material: discurso Jéssica "Shangai"
Os exercícios de consecutiva sem notas visam desenvolver:
- a capacidade de concentração e de escuta ativa;
 - a capacidade de análise em tempo real das ideias e da estrutura do discurso;
 - a capacidade de exploração dos mecanismos da memória;
 - a capacidade de transposição das ideias principais do discurso com o encadeamento dado pelo orador;
 - a capacidade de apresentação espontânea e confiante;
 - a capacidade de expressão correta e fluente nas línguas ativas;
 - a capacidade de autoavaliação por parte dos estudantes. universitária
 
Gestão do Stresse + Exercícios praticos
27 Março 2020, 10:00 • Delphine Servoz-Gavin
Este debate tem por objetivo tomar consciência das varias fontes de stresse durante a pratica da interpretação, os efeitos do stress sobre o desempenho e o que se pode fazer para ultrapassar o stresse.
A titulo de preparação, cada um pode, individualmente, procurar responder às seguintes perguntas :
- Como é que se pode definir o stresse ?
 - Quais são os fatores que, de modo geral, favorecem o sentimento de stress ?
 - Quais são as fontes de stresse para si diretamente ligadas à atividade de interpretar?
 - Quais seriam, na sua opinião, as fontes de stresse para os intérpretes no exercício da profissão? Serão diferentes, maiores ou menores que para os estudantes?
 - Como é que considera que o stresse se manifesta no seu comportamento e no seu trabalho? O stresse tem algum impacto sobre o seu desempenho ?
 - Quais medidas pode tomar o individuo para proteger a sua saúde perante os riscos apresentados pela profissão de intérprete?
 - Já desenvolveu alguma técnica de gestão do stresse? Qual?
 
PARTE II: Exercícios de consecutiva sem notas EN > PT, seguido de autoavaliação pelos estudantes.
Material: Discursos pedagógicos e discursos dos estudantes.
O exercício de consecutiva sem notas visa desenvolver:
- a capacidade de concentração e de escuta ativa;
 - a capacidade de analise em tempo real das ideias e da estrutura do discurso;
 - a capacidade de exploração dos mecanismos da memória;
 - a capacidade de transposição das ideias principais do discurso com o encadeamento dado pelo orador;
 - a capacidade de apresentação espontânea e confiante;
 - a capacidade de expressão correta e fluente nas línguas ativas;
 - a capacidade de autoavaliação por parte dos estudantes.