Gestão do Stresse + Exercícios praticos
27 Março 2020, 10:00 • Delphine Servoz-Gavin
(Aula a distância via Zoom / Suportes para a preparação do debate no Google classroom)
PARTE I: Debate sobre o stress e a gestão do stress :
Este debate tem por objetivo tomar consciência das varias fontes de stresse durante a pratica da interpretação, os efeitos do stress sobre o desempenho e o que se pode fazer para ultrapassar o stresse.
A titulo de preparação, cada um pode, individualmente, procurar responder às seguintes perguntas :
- Como é que se pode definir o stresse ?
- Quais são os fatores que, de modo geral, favorecem o sentimento de stress ?
- Quais são as fontes de stresse para si diretamente ligadas à atividade de interpretar?
- Quais seriam, na sua opinião, as fontes de stresse para os intérpretes no exercício da profissão? Serão diferentes, maiores ou menores que para os estudantes?
- Como é que considera que o stresse se manifesta no seu comportamento e no seu trabalho? O stresse tem algum impacto sobre o seu desempenho ?
- Quais medidas pode tomar o individuo para proteger a sua saúde perante os riscos apresentados pela profissão de intérprete?
- Já desenvolveu alguma técnica de gestão do stresse? Qual?
PARTE II: Exercícios de consecutiva sem notas EN > PT, seguido de autoavaliação pelos estudantes.
Material: Discursos pedagógicos e discursos dos estudantes.
O exercício de consecutiva sem notas visa desenvolver:
- a capacidade de concentração e de escuta ativa;
- a capacidade de analise em tempo real das ideias e da estrutura do discurso;
- a capacidade de exploração dos mecanismos da memória;
- a capacidade de transposição das ideias principais do discurso com o encadeamento dado pelo orador;
- a capacidade de apresentação espontânea e confiante;
- a capacidade de expressão correta e fluente nas línguas ativas;
- a capacidade de autoavaliação por parte dos estudantes.