Criação de discursos
13 Março 2020, 10:00 • Delphine Servoz-Gavin
(Aula a distância via Google Classroom)
Conteúdo: Breve apresentação teórica sobre a criação de discursos, seguida de exercício pratico.
Objetivos:
A preparação de discursos permite desenvolver:
- a capacidade de análise do discurso, porque ajuda a entender melhor como os discursos funcionam (lógica, estrutura, efeitos retóricos, etc.), identificar mais facilmente a diferença entre ideias primarias e secundárias e, como resultado, extrair mais facilmente as ideias principais do discurso de outra pessoa;
- os recursos linguísticos, tanto na língua A como na língua B, a capacidade em exprimir de forma correta e em adaptar o registo às circunstâncias;
- os conhecimentos gerais, por sua vez úteis para a análise e compreensão de discursos;
- a capacidade em falar em publico (sem a dificuldade adicional de ter de interpretar), concentrando o esforço sobre a comunicação e a transmissão fluida, clara e convincente da mensagem numa linguagem e num registo corretos.
Indicações:
- Cada estudante deve criar dois discursos (sobre temas diferentes) de cerca 3-4 minutos: 1 na língua materna (PT ou CN) + 1 na língua B à escolha (EN, PT, DE, FR).
- Os discursos não podem ser redigidos. Devem apenas apontar o esquema do discurso, evidenciando as palavras chaves e elos de ligação/conectores.
- Os discursos em Chinês (Mandarim/Cantonês) devem ser acompanhados duma tradução em português.
- Devem verificar a duração de cada discurso antes de devolver o trabalho. Estes discursos serão depois usados para exercícios práticos.