Sumários
O círculo interior: introdução.
27 Outubro 2020, 15:30 • Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira
Conclusão do assunto da aula anterior: revisão das vantagens e limitações do modelo dos três círculos de Braj Kachru.
Introdução ao estudo do círculo interior: identificação dos seus padrões tradicionais (Standard English e Received Pronunciation; General American e Network English) e das novas variedades nacionais que o integram.Modelos de expansão do inglês.
26 Outubro 2020, 17:00 • Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira
Reagendamento do primeiro teste dada a obrigatoriedade de leccionação em linha na próxima semana; marcação acordada para o dia 10 de Novembro.
Apresentação dos principais modelos de expansão do inglês:
- os problemas do modelo pioneiro da década de 70 (ENL, ESL, EFL);
- o modelo dos três círculos de Braj Kachru (1985, 1992);
- o complexo da língua inglesa segundo Mesthrie e Bhatt (2008).
Variação linguística: apresentação sumária.
20 Outubro 2020, 17:00 • Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira
Breve introdução ao estudo da variação linguística:
- apresentação das suas dimensões diacrónica, diatópica, diastrática e diafásica.
- as unidades linguísticas sujeitas ao fenómeno da variação (som, vocabulário, palavra, frase e discurso).
- discussão de alguns exemplos.
Variação linguística: apresentação sumária.
20 Outubro 2020, 15:30 • Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira
Breve introdução ao estudo da variação linguística:
- apresentação das suas dimensões diacrónica, diatópica, diastrática e diafásica.
- as unidades linguísticas sujeitas ao fenómeno da variação (som, vocabulário, palavra, frase e discurso).
- discussão de alguns exemplos.
Porque é o inglês a língua global do nosso tempo (2)?
19 Outubro 2020, 17:00 • Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira
Conclusão do estudo dos principais motivos para a transformação do inglês na língua global da actualidade:
- revisão das questões levantadas na última aula
- a projecção mundial dos EUA a partir do século XX, nos planos político, militar, económico, cultural e tecnológico;
- a nativização da língua nas suas novas localizações;
- as características estruturais do inglês que podem facilitar a sua aprendizagem como língua não nativa (vocabulário heterogéneo e maioritariamente românico, simplicidade flexional e género natural).