Sumários

O círculo interior: introdução.

27 Outubro 2020, 15:30 Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira

Conclusão do assunto da aula anterior: revisão das vantagens e limitações do modelo dos três círculos de Braj Kachru. 

Introdução ao estudo do círculo interior:  identificação dos seus padrões tradicionais (Standard English e Received Pronunciation; General American e Network English) e das novas variedades nacionais que o integram.


Modelos de expansão do inglês.

26 Outubro 2020, 17:00 Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira

Reagendamento do primeiro teste dada a obrigatoriedade de leccionação em linha na próxima semana; marcação acordada para o dia 10 de Novembro.

Apresentação dos principais modelos de expansão do inglês:

- os problemas do modelo pioneiro da década de 70 (ENL, ESL, EFL); 

- o modelo dos três círculos de Braj Kachru (1985, 1992);

- o complexo da língua inglesa  segundo Mesthrie e Bhatt (2008).


Variação linguística: apresentação sumária.

20 Outubro 2020, 17:00 Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira

Breve introdução ao estudo da variação linguística: 

- apresentação das suas dimensões diacrónica, diatópica, diastrática e diafásica.

- as unidades linguísticas sujeitas ao fenómeno da variação (som, vocabulário, palavra, frase e discurso). 

- discussão de alguns exemplos.


Variação linguística: apresentação sumária.

20 Outubro 2020, 15:30 Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira

Breve introdução ao estudo da variação linguística: 

- apresentação das suas dimensões diacrónica, diatópica, diastrática e diafásica.

- as unidades linguísticas sujeitas ao fenómeno da variação (som, vocabulário, palavra, frase e discurso). 

- discussão de alguns exemplos.


Porque é o inglês a língua global do nosso tempo (2)?

19 Outubro 2020, 17:00 Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira

Conclusão do estudo dos  principais motivos para a transformação do inglês na língua global da actualidade: 

 - revisão das questões levantadas na última aula 

 - a projecção mundial dos EUA a partir do século XX, nos planos político, militar, económico, cultural e tecnológico;

 - a nativização da língua nas suas novas localizações;

 - as  características estruturais do inglês que podem facilitar a sua aprendizagem como língua não nativa (vocabulário heterogéneo e maioritariamente românico, simplicidade flexional e género natural).