Sumários

Análises de ponto aplicadas ao estudo das obras de arte

17 Novembro 2016, 14:00 Clara Moura Soares

Princípios gerais e aplicabilidade dos seguintes métodos:

Espectrometria de Absorção de Infravermelhos (Fourier) - FTIR: Determinação da composição elementar por espectrometria de fluorescência de raios X.

A espetroscopia Raman

Difração dos Raios-X.

Estudo laboratorial do túmulo do infante D Afonso da Sé de Braga: estudo e intervenção de um objeto compósito (metal/madeira) e a problemática da sua conservação (2007-2010) 
A difração dos raiosX para a caracterização dos materiais métalicos e de corrosão. 
1) Identificação e caracterização do suporte metálico (cobre), 2) dos revestimentos (prata e ouro), 3) dos produtos de corrosão e 4) identificação e caracterização do suporte de madeira; através de SEM-EDS (Scanning Electron Microscopy with X-ray microanalysis) – com recolha de amostra - e PIXE (Particle-induced X-ray emission ou proton-induced X-ray emission) – com ou sem amostra. 
XRF (Espectrometria de Fluorescência dos Raios-X): estudo material dos elementos metálicos (identificação elementar sem recolha de amostra). 
Para identificação dos componentes orgânicos contou-se com as técnicas de FTIR (Fourier transform infrared spectroscopy FTIR). 
Análises de envelhecimento acelerado em câmaras climáticas e de envelhecimento solar para seleção do material de proteção mais adequado


Visita de Estudo

16 Novembro 2016, 10:00 Clara Moura Soares

No âmbito da disciplina foi realizada uma visita de estudo ao Laboratório José de Figueiredo entre as 10h e as 13.30.


Análises de Ponto aplicados ao estudo das obras de arte

14 Novembro 2016, 14:00 Clara Moura Soares

Análises de Ponto aplicados ao estudo das obras de arte: objetivos e princípios gerais.
A amostragem das obras de arte.
O que são cortes estratigráficos.
O que ter em conta antes de se extraírem as amostras.
Critérios e processos para a obtenção de amostras.


Para que serve à História da Arte o estudo de pigmentos

10 Novembro 2016, 14:00 Clara Moura Soares

Leitura e comentário de um texto de António João Cruz, intitulado "Para que serve à História da Arte o estudo de pigmentos?". 

Possibilidades e limites do estudo dos pigmentos numa obra de arte. 
Abordagem de alguns casos de estudo.


Not Taught.

7 Novembro 2016, 14:00 Clara Moura Soares

Participação no III Colóquio Internacional coleções de arte em Portugal e Brasil: As Academias de Belas-Artes do Rio de Janeiro, Lisboa e Porto (1816-1836), como membro da Comissão Científica e como oradora.

FCG, 7,8,9 nov. 2016

Apresentação da comunicação intitulada: As Academias de Belas-Artes e os concursos públicos: os monumentos de homenagem a D. Pedro IV.