Sumários

Apresentações orais dos trabalhos

30 Novembro 2017, 14:00 Clara Moura Soares

Iniciaram-se as apresentações dos trabalhos que terão que ser entregues até ao dia 8 de janeiro 2018, por WeTransfer.


Visita de Estudo

30 Novembro 2017, 10:00 Clara Moura Soares

Visita de estudo ao Laboratório José de Figueiredo.

A visita decorreu em 2 turnos (10-13h e 14-17h) tendo sido visitadas as seguintes divisões:
- Escultura, metais, documentos gráficos, pintura, têxteis.
A visita inclui ainda o laboratório de biologia e de física e química.


Análises de Ponto aplicados ao estudo das obras de arte

27 Novembro 2017, 14:00 Clara Moura Soares

Análises de Ponto aplicados ao estudo das obras de arte: objetivos e princípios gerais.

A amostragem das obras de arte.

O que são cortes estratigráficos.

O que ter em conta antes de se extraírem as amostras.
Critérios e processos para a obtenção de amostras.

Princípios gerais e aplicabilidade dos seguintes métodos:

Espectrometria de Absorção de Infravermelhos (Fourier) - FTIR: Determinação da composição elementar por espectrometria de fluorescência de raios X.

Espectrometria de Fluorescência dos Raios-X - XRF): estudo material dos elementos metálicos (identificação elementar sem recolha de amostra). 
Difração dos Raios-X.

 A espetroscopia Raman.

Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massa (CG-EM): identificação química de compostos orgânicos voláteis e semi-voláteis.

Cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) e a separação de compostos químicos em solução.


Métodos de exame aplicados ao estudo e ao diagnóstico de obras de arte

23 Novembro 2017, 14:00 Clara Moura Soares

Ultrassons, Endoscopia e Tomografia Axial Computorizada (TAC): fundamentos e potencialidades.

Visualização de algumas aplicações.


Visualização do documentário: "O caso dos falsos Van Gogh"

20 Novembro 2017, 14:00 Clara Moura Soares

Análise e comentário dos principais eixos estruturais do documentário: 
- a importância dos mercados da arte (cotações); 
- o poder dos media; 
- a "indústria" Van Gogh"; 
- a questão da "provenance" e do inventário; 
- o conhecimento e ensaio das técnicas artísticas; 
- o estudo laboratorial e as suas limitações na detecção de falsos; 
- os raios-X no conhecimento da prática pictórica de Van Gogh.