Sumários

Para que serve à História da Arte o estudo de pigmentos? (conclusão)

30 Outubro 2017, 14:00 Clara Moura Soares

Leitura e comentário de um texto de António João Cruz, intitulado "Para que serve à História da Arte o estudo de pigmentos?"


Para que serve à História da Arte o estudo de pigmentos?

26 Outubro 2017, 14:00 Clara Moura Soares

Problematização da questão.
Apresentação de vários casos de estudo onde a identificação de pigmentos de revelou essencial:
- para a caracterização material e técnica de um artista;
- para a identificação de diversas fases na produção de um artista;
- para a caracterização de repintes;
- para a identificação de falsos.


A IMPORTÂNCIA DAS PERGUNTAS E O PAPEL DOS HISTORIADORES DA ARTE

23 Outubro 2017, 14:00 Clara Moura Soares

Apresentação de 3 casos de estudo, através dos quais se pretende demonstrar a importância da documentação das obras de arte, das perguntas a realizar ao laboratório e do papel do historiador de arte num processo interdisciplinar: Caso 1 - A questão do aglutinante usado pelo pintor Rembrandt. 
Caso 2 - Os resultados laboratoriais que mostram que uma escultura data do século VI a.C. ou, então, do século XX (O kouros do Getty Museum); 
Caso 3 - As tábuas de Tavira: a radiografia no apoio da decisão de levantamento de um repinte integral do século XVI.


A INTERDISCIPLINARIDADE: AS OBRAS DE ARTE E AS ÁREAS ENVOLVIDAS NO SEU ESTUDO

19 Outubro 2017, 14:00 Clara Moura Soares

O ESTUDO LABORATORIAL DAS OBRAS DE ARTE: POSSIBILIDADES E LIMITES 
Para que serve o estudo laboratorial das obras de arte? 
O que se pode fazer com os métodos laboratoriais? 
Para que serve a informação laboratorial obtida para uma obra? 
Condições em que o estudo laboratorial deve ser feito. 
A importância decisiva das PERGUNTAS. 
Os princípios em que deve assentar um estudo laboratorial: Perguntas-Laboratório-Respostas-Novas Perguntas.

Leitura parcial do texto de António João Cruz, “Ciência e Conservação: alguns problemas de uma relação frequentemente conflituosa, mas necessária”.


História da aplicação dos Métodos Laboratoriais ao estudo das obras de arte em Portugal (conclusão)

16 Outubro 2017, 14:00 Clara Moura Soares

O MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA. O projeto "Laboratório em casa própria" de João Couto e a colaboração técnica do engº Manuel Valadares.

Leitura e comentário do texto de João Couto publicado na Gazeta da Física (vol. I, fasc. 6, jan. 1948): "A acção dos físicos e dos químicos nos laboratórios dos museus de arte.

Agendamento da visita de estudo ao Laboratório José de Figueiredo para dia 29 de novembro, em 2 turnos: o 1º das 10:00h às 13:00h e o 2º das 14:00h às 17:00h.

Início dos registos dos temas dos trabalho práticos. Até 13 de novembro (inclusivé) os alunos terão de inscrever os seus temas de trabalho no formulário que circulará, de ora em diante, em todas as aulas. Só poderão ser inscritos temas previamente aprovados pela docente.