Composição de personagem. O prazer do jogo

5 Abril 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

19ª aula (14-16h)
1. Aquecimento psicofísico: articulações, focos, centros : partir do Neutro (implosão) para projectar o Outro (personagem). Comportamento dialéctico.
2. Abordagem à improvisação a partir de um texto dado e a pares: um objecto diferente para cada um se transformar nele e a partir das imagens (formas) dialogar até que outro elemento do grupo interrompa, tire um deles e se adapte à imagem do outro abrindo novo diálogo. E assim sucessivamente.
3. Numa nova versão parte-se cronologicamente de onde se ficou (não concluído).

20ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: desenvolvimento e conclusão da nova versão improvisada, mas exagerando a composição da personagem e procurando estlizá-la (caricatural> grotesco/ burlesco).
2. Sequências de movimentos rectilíneos para chegar a uma composição humanizada e organicamente credível - o prazer do jogo.
3. Sequências de movimentos curvilíneos visando uma composição humanizada, credível organicamente: atitudes, gestos, posições e deslocamentos.
4. Alternâncias entre rectilíneos e curviíneos: cima/ baixo, esquerda/ direita (não concluído)