Sumários

Avaliação

10 Maio 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

27ª aula (14-16h)
1. Entrega da grelha de auto-avaliação qualitativa e quantitativa segundo o critérios definidos.
2. Ensaios individuais para preparação da leitura encenada/ improvisada da grelha de auto-avaliação qualitativa e quantitativa.
3. Aquecimento psicofísico:construção da personagem/ narrador em situação espácio-temporal criada individualmente mas proposta ao grupo (colgas), com papéis definidos para intervirem no processo criativo individual.
4. Relatórios e auto-avaliação.

28ª aula (16-18h)
1.Ests enaios, no Pátio Grego, suscitaram a curiosidade dos alunos e até professores que foram ficando e estimularam criativamente o processo de trabalho individual e  élan colectivo.
2. Seguiram-se as apresentações, segundo o roteiro definido por cada um com contraponto dos outros e a ordem cronológica combinada por todos e até acompanhamento musical (violino) de David Frazer, com apluaso dos assistentes.
3. No fim fizemos a festa, brindámos a  esta viagem e despedimo-nos...


Contracena com reacção orgânica

3 Maio 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

25ª aula (14-16h)

1. Aquecimentop psicofísico: o mesmo da aula anterior, mais orgânico.

2. Ensaio "dramatúrguico" orientado pelo docente para a correcção dos conteúdos teórico-práticos e exigência da qualidade de comunicação.

3. Continuação e conclusão das apresentações individuais e dos comentários de autoavaliação qualitativa e quantitativa.

4. Apresentação em grupo e em contracena com reacção orgânica das personagens/ narradores dos conteúdos do relatório utilizando técnicas improvisadas.


26ª aula (16-18h)

1. Entrega dos relatórios de todas as aulas , por ordem cronológica e incluindo as faltas, justificadas ou não.

2. Aquecimento psicofísico: vocal e corporal para a construção de personagem (narrador/a) com memória activa, impulsos de prazer e vontade de comunicação com os outros (a turma/ o grupo).

3. Apresentações individuais, seguidas de comentários de autoavaliação qualitativa e quantitativa (não concluiído)


NOTA: a aula de 3 de Maio foi substituída por uma aula a 6 de Maio na sala 2.13, a que correspondem estes sumários. 



Contracenas com alternância de estilos

26 Abril 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

23ª aula (14-16h)

1.Entrega da grelha de auto-avaliação qualitativa e quantitativa.

2. Discussão dos items de auto-avaliação em pormenor, clarificando a forma e razão da sua aplicação através dos exercícios propostos para xemplificação.

3. Eercício "Roda Máxima"/ "Roda Mínima" exemplificado para mostrar contradição entre corpo e voz: querer estar afastado fisicamente mas vocalmente próximo.


24ª aula (16-18h)

1. Aquecimento psicofísico.

2. Escolha de uma personagem trabalhada e preferida nas aulas anteriores, para ser interpretada em  vários estilos (Tragédia, Comédia, Farsa trágica, Tragicomédia, etc) no intuito de a aplicar em contracenas.

3.Contracenas a dois e três alternando os estilos em cada frase e aplicando reacção orgânica (acção física) prolongada no espaço e no tempo de forma imprevisível.

4. Relaxe e descontração.



Diálogo interior e exterior

12 Abril 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

21ª aula (14-16h)
1.Aquecimento psicofísico: rituais mágico-miméticos, viagens sensoriais da voz (canto) e do corpo (dança) em busca do sentido polémico (contradições): diálogo interior e exterior.
2. Memória e revisão dos exercícios e jogos propostos e desenvolvidos cronologicamente nas aulas anteriores: o que se disse e fez? Por que razão? Como? Para auto-avaliação qualitativa e quantitativa (não concluído)

22ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: trabalho de memória visual (imagens,formas, etc), auditiva (sons, palavras, frases) e táctil (contacto, articulação física).
2. Desenvolvimento e conclusão do exercício (2) da aula anterior na sua vertente prática (partituras criativas),construídas individualmente mas aplicadas em diálogo (coreuta/ coro ou contracenas a dois, três, etc) mas também em "mimèsis" (imitações interiores e exteriores).


Composição de personagem. O prazer do jogo

5 Abril 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

19ª aula (14-16h)
1. Aquecimento psicofísico: articulações, focos, centros : partir do Neutro (implosão) para projectar o Outro (personagem). Comportamento dialéctico.
2. Abordagem à improvisação a partir de um texto dado e a pares: um objecto diferente para cada um se transformar nele e a partir das imagens (formas) dialogar até que outro elemento do grupo interrompa, tire um deles e se adapte à imagem do outro abrindo novo diálogo. E assim sucessivamente.
3. Numa nova versão parte-se cronologicamente de onde se ficou (não concluído).

20ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: desenvolvimento e conclusão da nova versão improvisada, mas exagerando a composição da personagem e procurando estlizá-la (caricatural> grotesco/ burlesco).
2. Sequências de movimentos rectilíneos para chegar a uma composição humanizada e organicamente credível - o prazer do jogo.
3. Sequências de movimentos curvilíneos visando uma composição humanizada, credível organicamente: atitudes, gestos, posições e deslocamentos.
4. Alternâncias entre rectilíneos e curviíneos: cima/ baixo, esquerda/ direita (não concluído)