Sumários

Relatórios e Auto-avaliação

16 Dezembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

25ª aula (14-16h)

1. Aquecimento psicofísico: articulações (intenção) e vocalizações. 2. Apresentação das Performances na leitura individual: relatórios e autoavaliação quantitativa e qualitativa (não concluída).

26ª aula (16-18h)

1. Continuação do trabalho da aula anterior até todos os alunos(as) terem terminado. 2. Abertura do processo de leitura dos Relatórios das aulas e da Auto-avaliação a comentários de grupo. 3. Abordagem à Avaliação do Professor pedida pelos alunos(as): sondagem dos casos em perigo de avaliação negativa e estratégias de superação com a turma inteira.


Marcha em câmera lenta

9 Dezembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

23ª aula (14-16h)

1.Aquecimento psicofísico: articulações (intenção), passagem (acções).
2. Marcha em câmera lenta (ganha o último) mínimo> máximo (frente) e máximo >mínimo (trás). Metade do grupo de cada vez,
3. Roda de sons e gestos (imagens) com passagem de acção (incorporação e mudança).
4, Exercício de concentração e memória visual: descobrir a alteração.

24ª aula (16-18h)

1. Aquecimento psicofísico: memória afectiva (sensorial, auditiva e visual).
2. Balanço cronológico das aulas : objectivos, métodos, meios, critérios deavaliação propostos. Grelhas dos critérios de avaliação para autoavaliação: relatórios escritos, avaliação qualitativa e quantitativa. Leitura performativa encenada, análise e comentários dos colegas.
3. Exercício de coro grego: diálogo entre canto e dança. o coro imita os dois. 


Jogo do Gato e do Rato (exercícios)

2 Dezembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

21ª aula (14-16h)

1. Aquecimento psicofísico: articulações (intenção) e passagem de acções. 2. Continuação do Jogo do Gato e do Rato (Queijo): percepção auditiva. 3. Sequência de movimentos horizontais e verticais em contradição e conflito. Alternâncias horizontais e verticais: cima/ baixo, direita/ esquerda.


22ª aula (16-18h)

1.Aquecimento psicofísico: jogos de concentração e memória corporal para a síntese (composição). 2 Sequências de movimentos rectilíneos e curvilíneos em contradição e conflito. Alternâncias rectilíneas e curvilíneas. 3.Constrlção de personagem (estilização) a partir deste trabalho. 4. Contracenas improvisadas a dois (abordagem ao burlesco).


Jogos e cenários de personificação

25 Novembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

Aula nº19 (14-16h)

1. Aquecimento psicofísico: articulações (intenção) e passagem de acções. 2. Jogo do Gato e do Rato (Queijo): percepção auditiva (olhos vendados). 3. Jogo da Marioneta: manipulador(a) (criador) e manipulado(a). Troca de pares: processo criativo. 4. Roda de animais: criação de personagem (animal) em contextos diferentes: dormir, acordar, beber, comer, passear. Princípio de prazer (sonho)/ princípio de realidade (conflitos/ contradições).


Aula nº 20 (16-18h)

1. Aquecimento psicofísico: abrir o corpo. Acções físicas: frente, trás, esquerda. direita, lateralidade/ cima, baixo (gigante/ anão). Contrastes vocais: registos, alturas, volumes, ritmos. 2. Abordagem ao grotesco (caricaturas): descoordenação de movimentos (gestos) coordenados, criação e humanização da personagem, 3. Contracena a dois com conflito e contradição. 4. Contracena a três com frases em situação dialéctica.


Construção de Personagem

18 Novembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

Aula nº 17 (14-16h)

1. Aquecimento psicofísico: articulações (intenção) e passagem de acção.

2.  Abordagem à Construção da Personagem: a composição (corpo imaginado); voz (registo/ timbre), circunstâncias (situação espácio-temporal).

3. Ensaios, apresentação individual, contracenas (exercício não concluído).


Aula nº 18 (16-18h)

1. Aquecimento psicofísico: articulações (intenção), contrastes  (vocais e corporais), ritmos e intensidades.

2. Ensaios, desenvolvimento e conclusão do exercício de construção de personagem.

3. Abordagem  ao Narrador colectivo: metade do grupo narra uma história, a outra metade "ilustra" w e vice-versa (lento/ normal / rápido).