Sumários

Manipulação de objectos

11 Novembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

15ª aula (14-16h)

1. Levantamento de memória cronológica dos exercícios das aulas anteriores para avaliação geral e melhor incorporação dos alunos da 2ª e 3ª fases. 2.1. Aquecimento psicofísico: ensaios.

2. Execução dos exercícios de aquecimento e criação de partituras individuais (nome, cadeira, manipulação de objectos, Imitação a dois e Contracena a dois e três (não concluído).


16ª aula (16-18h)

1. Aquecimento psicofísico: ensaio dos materiais individuais.

2.Continuação, desenvolvimento e conclusão dos exercícios da aula anterior.

3. Comentários de autoavaliação e avaliação geral sobre o trabalho dos colegas.


Contracena a três

4 Novembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

Aula nº 13 (14-16h)

1. Concentração dos alunos dentro dos objectivos e métodos propostos.

2. Aquecimento psico-físico: articulações. Atmosferas sonoras com intenções. Ritmos/ Passagem de acção.

3. Ensaio de partituras: manipulação de objectos/ criação de contextos.

4. Contracena a três sobre o ensaio anterior dos materiais propostos.


Aula nº 14 (16-18h)

1. Aquecimento psico-físico: articulações (focos/ centros / intenções dialéticas - contradicção/ conflito) a aplicar a contextos nas partituras de manipulação de objectos.

2. Contracena a três com aplicação do trabalho anterior (não concluído). 


Partituras de manipulação de objectos

28 Outubro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

 11ª aula (14-16h)

1. incorporação de uma aluna da 3ª fase. Memória cronológica das aulas anteriores.

2. Aquecimento psicofísico: articulações (intenção) e passagem de acções (sons , gestos e movimentos).

4. Ensaio das partituras para a manipulação de um objecto tendo em vista a criação de contextos.

5. Apresentação individual do exercício. Repetição só vocal em diálogo com coro (memória auditiva).


12ª aula (16-18h)

1. Aquecimento psicofísico: articulações (som, intenção, passagem de acções) e jogo de concentração.

2.Ensaio das partituras para manipulação de objectos para aplicar à criação de contextos.

3.Abordagem prática à noção de conflito/ contradição e sua aplicação aos contextos . Partituras com manipulação de objectos. Ensaios individuais.

4. Abordagem à contracena a três com as partituras de manipulação de objectos. Exercício não concluído. 


Contextos com contradição e manipulação de objectos

21 Outubro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro


9ª aula (14-16h)

1. incorporação de um aluno da 3ª fase.

2.Aquecimento psicofísico: articulações (passagem da acção); intenções vocais e corporais;

3. Abordagem e manipulação de objectos: construção de contextos com contradição, conflito e memória.


10ª aula (16-18h)

1. Exercícios de concentração sobre objectos e métodos a aplicar à manipulação de objectos (mímicas com ou sem...);

2. Ensaios individuais de partituras nos espaços entre zonas onde estão os objectos (a manipular);

3. Trabalhos de diálogo entre coreuta e coro com a memória vocal e corporal. Exercício não concluído. 


Trabalho de memória (Auditiva e Visual)

14 Outubro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

7ª aula (12-14h)

1. Incorporação de alunos da 2ª fase. 2.Aquecimento Psicofísico: massagem colectiva, articulações com voz e intenções. 3.Ensaio de Partituras na cadeira (correcções).4. Exemplificação do exercício de Contracena..

8ª aula (14-16h)
1. Aquecimento psicofísico: articulações com atmosferas sonoras e intenções diferentes. Exercícios de confiança. 2. Ensaio de partituras na cadeiras (correccções e aprofundamento). 3. Exercício de Contracena a Dois das partituras numa só cadeira. 4. Trabalho de memória (auditiva  e visual) com coros (eco e sombra).