Jogos e cenários de personificação
25 Novembro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
Aula nº19 (14-16h)
1. Aquecimento psicofísico: articulações (intenção) e passagem de acções. 2. Jogo do Gato e do Rato (Queijo): percepção auditiva (olhos vendados). 3. Jogo da Marioneta: manipulador(a) (criador) e manipulado(a). Troca de pares: processo criativo. 4. Roda de animais: criação de personagem (animal) em contextos diferentes: dormir, acordar, beber, comer, passear. Princípio de prazer (sonho)/ princípio de realidade (conflitos/ contradições).
Aula nº 20 (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: abrir o corpo. Acções físicas: frente, trás, esquerda. direita, lateralidade/ cima, baixo (gigante/ anão). Contrastes vocais: registos, alturas, volumes, ritmos. 2. Abordagem ao grotesco (caricaturas): descoordenação de movimentos (gestos) coordenados, criação e humanização da personagem, 3. Contracena a dois com conflito e contradição. 4. Contracena a três com frases em situação dialéctica.