Partituras de Nome, Cadeira e Manipulação de objectos
8 Novembro 2019, 14:00 • Fernando Guerreiro
13ª aula (14-16h)
1. Aquecimento psicofísico: articulações com intenção e passagem de acção; focos,centros e trabalho vocal;
2.Criação de situações em contexto dialéctico (contradições) tomando como exemplo o trabalho das Partituras de Nome, cadeira e manipulação de objectos;
3. Ensaios individuais orientados das partituras de manipulação de objectos e troca de ordem na contracena a três;
4. Comentários sobre a dialéctica quando aplicada a partituras dramáticas, cénicas ou da representação teatral.
14ª aula (16-18h)
1.Aquecimento psicofísico: exercícios de concentração auditiva e visual apelando à memória na descoberta de alterações;
2. Abordagem ao narrador colectivo e ilustrador colectivo, do ponto de vista da musicalidade da palavra mágica, dos contrastes vocais e rítmicos (lentos/ normais/ acelerados);
3. Ensaios orientados pelo docente, procurando a partir da respiração/ dicção/articulação / projecção a melhor forma possível de iluminar os conteúdos inventados e sempre recriados;
4. Troca de papéis: os narradore colectivos passam a ilustradores colectivos e vice-versa. O processo repete-se.