Sumários

Avaliação

20 Dezembro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

25ª e 26ªaulas (14-18h)


1. Aquecimento psicofísico.
2. Avaliação e auto-avaliação: crítica dos relatórios.


Discussão sobre Relatórios e Grelhas de Auto-avaliação

13 Dezembro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

23ª aula (14-16h)

1. Aquecimento psico-físico: articulações, focos, centros, respiração e voz (dicção, articulação, projecção).

2. Leitura encenada (partituras vocais e corporais) com contrastes de intenções, imagens/ formas, vozes, ritmos e intensidades.

3. Leitura narrada da grelha de auto-avaliação quantitativa e qualitativa em versão improvisada.

4. Correcção das lacunas quer dos relatórios , quer da auto-avaliação.


24ª aula (16-18h)

1. Aquecimento psico-físico: ensaios sobre os relatórios e sobre a grelha de autoavaliação qualitativa e quantitativa segundo os critérios definidos na primeira aula (Apresentação) e não incorporados (conteúdos e formas).

2.Apresentação em versão sintética das novas leituras dos mateiiias (relatórios e auto-avaliação).

3. Decisão de rever tudo em versão melhorada na última aula.


Recapitulação da matéria tendo em vista a auto-avaliação

6 Dezembro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

21ª aula (14-16h)
1. Aquecimento psicofísico:articulações, centros, focos, variações de artes marciais e trabalho de respiração e voz.
2. Entrega de relatórios e constatação do seu demasiado esquematismo:não o que se diz ou faz mas o "como" e "porquê".
3. Revisão cronológica de toda a matéria dada, recaindo em alguns exercícios: partituras (nome, cadeira, manipulação de objectos, narrador colectivo, variação da marioneta, hipnotismo), sequências e alternâncias de movimentos (rectílineos e curvilíneos) para auto-avaliação.
4. Auto-avaliação individual, a pares, a três e coral, qualitativa e quantitativa.

22ª aula (16-18h)
1. Escrita no quadro da grelha de auto-avaliação segundo os critérios definidos no princípio do semestre e aplicados em cada aula.
2. Esclarecimentos a partir dos elementos dados na grelha de auto-avaliação, para melhor e maior compreensão da auto-avaliação qualitativa e quantitativa aplicada na prática dos exercícios.
3. Apresentações encenadas dessa prática para clarificar a importância do "como", "porquê" e "para quê?". Contextos dialécticos contidos nas aulas, projectados nos relatórios e na auto-avaliação.


Partitura na Cadeira em Mimése e Contracena

29 Novembro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

19ª aula (14-16h)
1. Aquecimeto psicofísico: articulações, centros, focos, respiração, voz, formas/ imagens (contrastes de intenções, imagens e vozes).
2. Ensaios para avaliação da partitura de Manipulação de Objectos e sobretudo a Partitura na cadeira.
3. Apresentação das Partituras da cadeira (individualmente) em Mimésis e Contracena, com a auto-avaliação qualitativa e quantitativa.

20ªaula (16-18h)
1. Aquecimento psicof'isico: memória sintética do aquecimento anterior.
2. Ensaios para avaliação da aluna (trabalhadora) Maria Quinta sobre as Partituras de Cadeira, nas vertentes individuais, miméticas e de contracena com pares.
3. Apresentação das contracenas e mimésis para auto-avaliação qualitativa e quantitativa da aluna e colegas.
4. Ensaios e aprsentação das Partituras de Manipulação de objectos para auto-avaliação individual.


Manipulação dos corpos: contracenas a pares sobre grotesco e burlesco

22 Novembro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

17ª aula (14-16h)

1. Aquecimento psicofísico: articulações, focos, centros,trabalho de respiração e voz;
2. Trabalho sobre Contacto e Adaptação aplicados à "marioneta" e ao "íman" e visando a Manipulação a pares (criador/ criação) como processo criativo.
3. Memória das formas/ imagens resultantes (incompleto).

18ª aula (16-18h)
1. Aquecimento psicofísico: síntese do aquecimento da aula anterior, recaindo sobretudo sobre as formas /imagens.
2. Ensaios das "composições" resultantes da Manipulação dos corpos com vista à Humanisação para a "contracena".
4. Contracenas a pares sobre estilos "grotescos" e "burlescos" com reacção orgânica e contrastes súbitos.