Sumários

Sessão 10: o conhecimento do uso da língua

18 Novembro 2025, 17:00 Carlos Gouveia

O conhecimento do uso da língua como conhecimento da língua. A variação funcional dos textos e o conhecimento genológico. Discussão de Martin, J. R. (2009). Genres and language learning: a social semiotic perspetive. Linguistics and Education, 20 (1): 10-21.


Sessão 9: gramática e ensino

11 Novembro 2025, 17:00 Carlos Gouveia

Gramática e ensino: textos, contextos e usos linguísticos. Formas e usos da língua: a estratificação do contexto. Discussão de Schleppegrell, M. J. (2006). The linguistic features of advanced language use: the grammar of exposition. In Byrnes, H. (ed.), Advanced Language Learning: The Contribution of Halliday and Vygotsky (pp. 134-146). London: Continuum.


Sessão 8: investigação qualitativa e métodos de investigação quantitativa

4 Novembro 2025, 17:00 Carlos Gouveia

Métodos de investigação qualitativa e métodos de investigação quantitativa. Coleta e análise de dados: técnicas e instrumentos. Fazer investigação-ação: o que é, como se faz. Discussão de Cardoso, A. P., & Rego, B. (2017). Metodologias de investigação na formação de professores: A investigação-ação e o estudo de caso. In L. Menezes et al. (Eds), Olhares sobre a Educação: Em torno da formação de professores (pp. 21-33). Escola Superior de Educação de Viseu.


Sessão 7: Metodologias de investigação

28 Outubro 2025, 17:00 Carlos Gouveia

Metodologias de investigação em Linguística Aplicada ao Ensino/ aprendizagem de línguas. Coligir a analisar dados em linguística aplicada. Como teorizar o português. Momentos/ etapas de uma tese. Discussão de Lopes, L. P. M. (2013). Como e por que teorizar o português: recurso comunicativo em sociedades porosas e em tempos híbridos de globalização cultural. In L. P. M. Lopes (Ed.), O português no século XXI. Cenário geopolítico e sociolinguistico (pp. 101-119). São Paulo: Parábola.


Sessão 6: Contexto de interação e comunicação, e contexto de aprendizagem.

21 Outubro 2025, 17:00 Carlos Gouveia

Elementos de caracterização do método comunicativo de ensino de línguas. O contexto como fator estruturante da interação. A relação texto-contexto como relação de dedução contextual e de previsão textual. Contextos de aprendizagem: discussão de Collentine, J., & Freed, B. (2004). Learning context and its effects on second language acquisition: Introduction. Studies in Second Language Acquisition, 26 (2), 153-171.