Sumários

Sessão 13: multimodalidade - recurso comunicativo

10 Dezembro 2024, 17:00 Carlos Gouveia

A multimodalidade como recurso comunicativo. Perspetivas multimodais de uso da língua: a semiose verbal e a semiose visual. Discussão de Bonsignori, V. (2018). Using films and TV series for ESP teaching: A multimodal perspective. System, 77, 58-69. A orientação da sessão,na sua dimensaõa expositiva, esteve a cargo da Professora Mônica Souza, do Instituto Federal do Rio de Janeiro.


Sessão 12: princípios para uma pedagogia de género

3 Dezembro 2024, 17:00 Carlos Gouveia

Princípios e programas de desenvolvimento para uma pedagogia de género. Avaliação. Toda a comunicação é comunicação para fins específicos. A escrita académica. Discussão de Martin, J. R. (2014). Teaching/learning: The yin and yang of language development from home through school. Linguistics and the Human Sciences, 10 (1), 49–68. (A sessão teve lugar


Sessão 11: Apresentação de projetos de concretização do ensaio final

26 Novembro 2024, 17:00 Carlos Gouveia

Apresentação e discussão das propostas de redação do ensaio, prova de avaliação maior do seminário. A sessão teve lugar no dia 29 de novembro e não na data do seminário por dificuldades de agenda do docente.


Sessão 10: o conhecimento do uso da língua

19 Novembro 2024, 17:00 Carlos Gouveia

O conhecimento do uso da língua como conhecimento da língua. A variação funcional dos textos e o conhecimento genológico. Discussão de Martin, J. R. (2009). Genres and language learning: a social semiotic perspetive. Linguistics and Education, 20 (1): 10-21.


Sessão 9: gramática e ensino

12 Novembro 2024, 17:00 Carlos Gouveia

Gramática e ensino: textos, contextos e usos linguísticos. Formas e usos da língua: a estratificação do contexto. Discussão de Schleppegrell, M. J. (2006). The linguistic features of advanced language use: the grammar of exposition. In Byrnes, H. (ed.), Advanced Language Learning: The Contribution of Halliday and Vygotsky (pp. 134-146). London: Continuum.