Sumários
Sessão 8: investigação qualitativa e métodos de investigação quantitativa
5 Novembro 2024, 17:00 • Carlos Gouveia
Métodos de investigação qualitativa e métodos de investigação quantitativa. Coleta e análise de dados: técnicas e instrumentos. Fazer investigação-ação: o que é, como se faz. Discussão de Cardoso, A. P., & Rego, B. (2017). Metodologias de investigação na formação de professores: A investigação-ação e o estudo de caso. In L. Menezes et al. (Eds), Olhares sobre a Educação: Em torno da formação de professores (pp. 21-33). Escola Superior de Educação de Viseu.
Sessão 7: Metodologias de investigação
29 Outubro 2024, 17:00 • Carlos Gouveia
Metodologias de investigação em Linguística Aplicada ao Ensino/ aprendizagem de línguas. Coligir a analisar dados em linguística aplicada. Como teorizar o português. Momentos/ etapas de uma tese. Discussão de Lopes, L. P. M. (2013). Como e por que teorizar o português: recurso comunicativo em sociedades porosas e em tempos híbridos de globalização cultural. In L. P. M. Lopes (Ed.), O português no século XXI. Cenário geopolítico e sociolinguistico (pp. 101-119). São Paulo: Parábola.
Sessão 6: Contexto de interação e comunicação, e contexto de aprendizagem.
22 Outubro 2024, 17:00 • Carlos Gouveia
Elementos de caracterização do método comunicativo de ensino de línguas. O contexto como fator estruturante da interação. A relação texto-contexto como relação de dedução contextual e de previsão textual. Contextos de aprendizagem: discussão de Collentine, J., & Freed, B. (2004). Learning context and its effects on second language acquisition: Introduction. Studies in Second Language Acquisition, 26 (2), 153-171.
Sessão 5: Constituintes e categorias dos métodos.
15 Outubro 2024, 17:00 • Carlos Gouveia
Constituintes e categorias dos métodos. Enquadramento teórico-epistemológico, programas e proposições, e estratégias, enquanto elementos estruturantes das práticas de ensino. Como estruturar um ensaio de investigação. Discussão de Nagy, I. K. (2019). In between Language Teaching Methods: Do We Need (to Know About) Methods at All? Acta Universitatis Sapientiae, Philologica, 11 (3), pp. 119–139, e de Cehan, A. (2014). In the wake of method. Acta Didactica Napocensia, 7 (4), 24-30.
Sessão 4: Proficiência e padrões de proficiência
8 Outubro 2024, 17:00 • Carlos Gouveia
O uso da língua como mediação cultural. O Quadro Europeu Comum de Referência, do Conselho da Europa: orientação para a ação. O papel do CECRL no ensino de línguas. Que língua falamos quando falamos inglês. Discussão de Brunfaut, I. & Harding, L. (2020) International language proficiency standards in the local context: Interpreting the CEFR in standard setting for exam reform in Luxembourg, Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, 27 (2), 215-231.