A. Conteúdos programáticos

1. Teorias, progressão, métodos

1.1. Progressão início-avançado

2. Acesso ao significado
2.1. Componentes da leitura e audição (compreensão oral)
2.2. O papel da L1 e das restantes línguas

2.3. Aprendizagem de línguas em contextos multilingues

2.4. Estratégias de aprendizagem

3. Produção e comunicação do significado

3.1. Da interação oral à escrita
3.2. Da leitura à escrita

4. Gramática do Português para professores de PLE/PL2
4.1. A situação linguística do português no mundo
4.2. Língua oral e língua escrita
4.3. Expressão da interpessoalidade 
5.  O ensino de línguas baseado em tarefas (ELBT)

5.1. Princípios do ELBT

5.2. Ensino da gramática: foco na forma

5.3. Avaliação

 

B. Avaliação

A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos: 

  • assiduidade e participação relevante (15%); 

  • uma motivação de discussão de um texto científico (20%) e discussão ativa nos restantes (20%); 

  • um ensaio de cerca de 8000 palavras sobre uma das temáticas do seminário, a entregar até uma semana após a última sessão da Unidade Curricular (45%). 

 

 

C. Bibliografia

  • Benati, A. (2013). Issues in Second Language Teaching. Sheffield, UK: Equinox Publishing.
  • Brown, H. & Abeywickrama, P. (eds.) (2018). Language Assessment: Principles and Classroom Practices. New York: Pearson Education. (3.ª Ed.)
  • Cook, V. (2016). Second Language Learning and Language Teaching. New York: Routledge. (5.ªEd.)
  • Ellis, R. (2018). Reflections on Task-Based Language Teaching. Bristol: Multilingual Matters.
  • Long, M. (2014). Second Language Acquisition and Task-Based Language Teaching. Malden, MA: Wiley-Blackwell.
  • Narcy-Combes, M.-F.; Narcy-Combes, J.-P.; McAllister, J.; Leclère, M. & Miras, G. (2019). Language Learning and Teaching in a Multilingual World. New Perspectives on Language and Education. Bristol: Multilingual Matters.
  • Richards, J. & Rodgers, T. (2001). Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press.
  • Schwieter, J. W. & Benati, A. (Ed.). (2019). The Cambridge Handbook of Language Learning. Cambridge: Cambridge University Press.