Sumários

Balanço das atividades do seminário

11 Maio 2022, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Conclusão da discussão iniciada na sessão anterior.

Sistematização dos conteúdos abordados ao longo do semestre.

Discussão sobre possibilidades de investigação e de trabalho. 


A avaliação em LE/L2

4 Maio 2022, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Avaliação – diferentes tipos de avaliação:

- avaliação formal e informal;

- avaliação formativa e sumativa;

- avaliação direta e indireta;

- avaliação no ELBT.


Texto para discussão:

Nunan, D. (2004). Assessing task-based language teaching. In D. Nunan, Task-based language teaching (pp. 138-165). Cambridge: Cambridge University Press.


O ensino de línguas baseado em tarefas (ELBT)

27 Abril 2022, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Princípios do ELBT.

Definição de tarefa.

Estrutura da tarefa.

Tipos de tarefas;

A abordagem foco na forma.


A situação linguística do português no mundo

20 Abril 2022, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

1. Palestra de Nélia Alexandre

1.1. O português em contacto (no contexto dos PALOP).

1.2. Aprendizagem do português em contextos diglóssicos e multilingues.


Discussão do artigo:

Gonçalves, P. & Siopa, C. (2005). Português na Universidade: da análise linguística às estratégias de ensino-aprendizagem. Idiomático. Revista digital de didática de PLNM. Disponível em: http://cvc.instituto-camoes.pt/idiomatico/05/id5portuguesnauniversidade.pdf



Produção e comunicação do significado

13 Abril 2022, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Produção e interação escritas:

- Funções da escrita;

- Conhecimentos, competências e atitudes;

- O processo de escrita;

- Modelos de tarefas e atividades.


Discussão do artigo:

Elola, I. & Oskoz, A. (2017). Writing with 21st century social tools in the L2 classroom: New literacies, genres, and writing practices. Journal of Second Language Writing, 36, 52-60.