Sumários

Acesso ao significado

19 Março 2024, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Estratégias de aprendizagem (EA):

- tipologia das EA de uma LE/L2;

- ensino explícito das EA;

- investigação sobre EA.

Discussão do texto:

Anderson, N. J. (2005). L2 Learning Strategies. In E. Hinkel (Ed.), Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning (pp. 757-772). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.


Aprendizagem de línguas em contexto multilingue

12 Março 2024, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Por um ensino multilingue e multicultural.

O modelo pedagógico "Translanguaging".


O papel da L1 e de outras línguas previamente adquiridas

5 Março 2024, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

O papel da L1 na aquisição de uma língua segunda ou de uma primeira língua estrangeira.

O papel da L1 e das restantes línguas previamente adquiridas na aquisição de língua terceira ou língua adicional.

Fatores que afetam a transferência das línguas previamente adquiridas.

Discussão do seguinte artigo:

De Angelis, J. (2007). Factors Affecting Non-native Language Influence. In G. De Angelis, Third Additional Language Acquisition (pp. 19-40). Clevedon: Multilingual Matters.


Acesso ao significado: compreensão oral

27 Fevereiro 2024, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Compreensão oral: 

- desafios e oportunidades na instrução da audição; 

- competência auditiva; 

- um modelo de compreensão auditiva; 

- fatores que influenciam o sucesso da compreensão oral.


Discussão do artigo:

Graham, S. (2017). Research into practice: Listening strategies in an instructed classroom setting. Language Teaching, 50 (1), 107-119.


Acesso ao significado: compreensão escrita

20 Fevereiro 2024, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Compreensão escrita: 

- microhabilidades e estratégias; 

- tipos de leitura e ensino da leitura; 

- atividades para o desenvolvimento da compreensão escrita.


Discussão do artigo:

Grabe, W. (2014). Key Issues in L2 Reading Development. In X. Deng & R. Seow (eds.), Alternative Pedagogies in the English Language & Communication Classroom (pp. 8-18). Singapore: National University of Singapore.