Sumários

Métodos e abordagens de ensino de LE/L2

6 Fevereiro 2024, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

A. Principais metodologias/ abordagens de ensino de uma LE/L2:

1. Método da Gramática e Tradução

2. Método áudio-oral

3. Abordagem comunicativa

B. Século XXI: a era pós-método.

C. Discussão do texto:

Nunes, A. (2002). O Século XXI e o Ensino da Língua Estrangeira – A Era do Pós-método. Polissema, 2, 107-122.


Teorias de aquisição de uma LE/L2

30 Janeiro 2024, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Perspetiva global das teorias de aquisição que procuram explicar o progresso do desenvolvimento de uma LE/L2 e os outputs finais da aprendizagem:

1. Teoria behaviorista

2. Teoria inatista

3. Teoria cognitiva

4. Teoria sociocultural


Apresentação

23 Janeiro 2024, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

A. Apresentação do docente e dos alunos.

B. Apresentação do programa do seminário:

- objetivos;

- conteúdos;

- bibliografia;

- elementos de avaliação:

    § assiduidade e participação relevante (10%);

    § uma motivação de discussão de um texto científico (15%) e discussão ativa nos restantes (15%);

    § um ensaio de cerca de 6000 palavras sobre uma das temáticas do seminário, a entregar até dia 17 de maio (60% = 45% trabalho escrito + 15% apresentação oral).

C. Investigação em Linguística Aplicada.

D. Introdução aos conceitos-chave de aquisição e ensino de LE/L2.