Sumários

11ª sessão: Competência comunicativa e Pragmática

11 Dezembro 2018, 14:00 Carlos Gouveia

Tipos de competência estruturantes da competência comunicativa. Sistematização geral dos aspetos teóricos propostos pela Linguística Sistémico Funcional relativamente ao contínuo de concretização: os textos como reflexo da cultura e das situações de comunicação. Discussão de Santos, M. (2011). Pragmática: uma proposta de ensino de língua estrangeira. Revista Desempenho, 12 (1):133-161.


10ª sessão: A situação linguística do português no mundo.

4 Dezembro 2018, 14:00 Carlos Gouveia

Questões de literacia do português: o português no mundo/ o mundo em português. O português como recurso comunicativo. Discussão de Oliveira, G. M. (2013). Política linguística e internacionalização: A língua portuguesa no mundo globalizado do século XXI. Trabalhos em Linguística Aplicada, 52 (2), 409-433.


9ª sessão: O conhecimento do uso da língua como conhecimento da língua.

27 Novembro 2018, 14:00 Carlos Gouveia

A variação funcional dos textos: géneros e registos. Ensino/aprendizagem a partir de modelos de uso. Ensino vs. aprendizagem. Discussão de Martin, J. R. (2014). Teaching/learning: The yin and yang of language development from home through school. Linguistics and the Human Sciences, 10 (1), 49–68.


8ª sessão: Gramática e ensino: os textos, os contextos e os usos linguísticos.

20 Novembro 2018, 14:00 Carlos Gouveia

Os textos, os contextos e os usos linguísticos. O contexto como fator estruturante da interação. Dedução contextual e previsão textual. Formas e usos da língua: a estratificação do contexto. Discussão de Schleppegrell, M. J. (2006). The linguistic features of advanced language use: the grammar of exposition. In Byrnes, H. (ed.), Advanced Language Learning: The Contribution of Halliday and Vygotsky (pp. 134-146). London: Continuum.


7ª sessão: Tipos de investigação em LE/L2.

13 Novembro 2018, 14:00 Carlos Gouveia

Tipos de investigação. Generalização e representatividade. Métodos de investigação qualitativa e métodos de investigação quantitativa. Fazer investigação-ação: o que é, como se faz. Discussão de Burns, A. (2010). What is action research. In  Doing Action Research in English Language Teaching - A Guide for Practitioners(pp. 1-21). London: Routledge.